menu
Notícias

Palmeira das Missões - Programa Cidade Empreendedora é lançado no município

Projeto do Sebrae visa transformar o município em um ambiente favorável ao empreendedorismo

Data de publicação: 5 de agosto de 2021
Hora: 08:15h
Créditos: Aline Martins
Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Prefeito



Na manhã desta terça-feira, 03 de agosto, no gabinete do prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, em um evento híbrido (presencial e on-line), foi assinado o contrato do programa “Cidade Empreendedora”. Uma iniciativa que engloba a Administração Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Associação Comercial Agro Industrial (ACAIP) e Sebrae com o intuito de transformar o município em um ambiente favorável ao empreendedorismo.

O Cidade Empreendedora tem a missão de engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Na ocasião, foi assinado o contrato com o programa que tem duração de dois anos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empregos, Jerônimo Cecatto, é de extrema importância que o contribuinte veja a municipalidade como uma aliada ao empreendedorismo. “Precisamos acompanhar esse novo formato que está vigente em diversos municípios, imprimindo dinamismo na esfera pública afim de sinalizar para a iniciativa privada que estamos empenhados na promoção de atividades que promovam o desenvolvimento econômico do município e região.  Juntos formamos um grande time capaz de promover esse desenvolvimento.”, salientou.

O Programa busca promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo, por meio dos objetivos de potencializar um ambiente favorável, promover a educação e a cultura empreendedora, promover o Desenvolvimento Territorial, atender os clientes com efetividade e ampliar a atuação por meio da rede de parceiros.

O gerente regional do Sebrae, Armando Pettinelli, ressaltou que a parceria entre a entidade e o poder público trará inúmeros benefícios para os munícipes. “Nosso objetivo é auxiliar na desburocratização do processo, o que irá facilitar à criação de um ambiente favorável para o empreendedor o que traz inúmeros benefícios para o município e região”, disse.

Para o presidente da Acaip, Renato Dalberto, são iniciativas como essa que farão Palmeira das Missões alcançar outro patamar no desenvolvimento econômico. “A Associação Comercial é sempre parceira de projetos que tragam desenvolvimento para o município. Depois de tudo que vivemos na pandemia, é hora de romper o casulo. Parabéns prefeito Evandro pela iniciativa”, destacou.

De Porto Alegre, o diretor superintendente do Sebrae, André de Godoy, participou on-line do encontro. Na sua fala, destacou a importância da união para o sucesso do projeto. “Um dos diferenciais desta assinatura do Cidade Empreendedora é a união das entidades. É isso que vai levar para o município uma visão horizontal de um ambiente amigável para o empreendedorismo, trazendo uma atenção para os principais eixos que mantém o desenvolvimento de Palmeira das Missões”, pontuou.

Um dos convidados especiais do evento foi o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, que já implementou o projeto no município e hoje começa a ver os resultados. “O programa traz muitas provocações. Panambi já tem colhido os frutos desse trabalho e para que isso seja uma realidade é necessário que haja uma decisão da gestão pública em apoiar o empreendedorismo. Parabenizo Palmeira das Missões pela iniciativa e fico à disposição para trocarmos experiências”, disse.

Para o prefeito, Evandro Massing, poder contar com o apoio das entidades locais é a grande chave para o sucesso do programa. “É uma grande honra contar com as três entidades de Palmeira: Sindilojas, Acaip e CDL. Estou muito feliz quanto gestor em poder estar aqui agora assinando esse projeto para desenvolvermos um belo trabalho. Sucesso para todos nós”, finalizou.

Até 2023, serão trabalhados quatro eixos prioritários que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento, a fim de gerar oportunidades de negócio. Conheça um pouco mais sobre cada um:

Desburocratização – prevê a simplificação do processo de abertura e licenciamento de empresas no município;

Compras Governamentais - pretende propor e auxiliar em um tratamento diferenciado, simplificado e favorecido aos pequenos negócios nas licitações públicas, conforme a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa;

Educação Empreendedora - visa transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo;

Inovação - tem o objetivo de proporcionar um ambiente favorável a criação de grupos de governança do ecossistema de inovação interessados no desenvolvimento do município.

 







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.