menu
Notícias

Trindade do Sul - Parceria entre Emater/RS-Ascar e Banrisul viabiliza sementes



Data de publicação: 11 de agosto de 2021
Hora: 07:58h
Créditos: Jornalista Marcela Buzatto
Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen



No município de Trindade do Sul, região Norte do Estado, uma parceria entre a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e o Banrisul irá beneficiar dezenas de famílias do município, através da distribuição de sementes e o estímulo à produção e consumo diversificados para subsistência.

 

No final do mês de julho, a equipe da Emater/RS-Ascar e servidores do Banrisul fizeram a entrega de parte dos kits de sementes para famílias que vivem no Assentamento 29 de Outubro. A distribuição das sementes seguiu no município até o dia 09 de agosto. Além das famílias do Assentamento 29 de Outubro, essa ação também beneficiou as agricultoras participantes do Grupo de Mulheres Conquista do Chão. Ao todo, 42 famílias receberam 25 variedades de sementes de hortaliças para iniciar ou complementar a produção diversificada de alimentos.

 

“O Projeto tem como principal objetivo produzir alimentos limpos para a subsistência familiar, bem como o aproveitamento integral dos alimentos, garantindo a soberania alimentar e nutricional das famílias. A partir de agora, as sementes serão cultivadas e a nós faremos o acompanhamento às famílias, prestando assistência técnica, orientando para o preparo dos canteiros da horta, plantio e colheita. Também realizaremos oficinas com as famílias para trabalhar o aproveitamento integral dos alimentos”, explicou a extensionista rural Priscila Volpi.

 

O Programa Sementes Banrisul é uma iniciativa que tem por objetivo orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável, estimulando a produção de alimentos de base agroecológica e orgânica por meio da distribuição de sementes agroecológicas de diversas espécies, incluindo hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos.

 

Esse projeto vem ao encontro das ações realizadas pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado, que destaca a segurança e soberania alimentar, promoção e educação da saúde, visando o bem-estar e a qualidade de vida das famílias rurais, através da produção diversificada e consumo de alimentos saudáveis. A ação também está inserida na Campanha Regional Produza Seu Alimento e Colha Saúde, um projeto da Emater/RS-Ascar que estimula as famílias a diversificarem a produção para subsistência, auxilia e orienta nos tratos e manejos da horta e pomar, trabalha receitas e dicas que garantem a qualidade da alimentação e da saúde das famílias.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.