menu
Notícias

Palmeira das Missões - Comissão intervencionista do Hospital de Caridade se reúne com secretária Estadual de Saúde Arita Brgmam para tratar da perda dos Ambulatórios do HC



Data de publicação: 31 de agosto de 2021
Hora: 11:00h
Créditos: Aline Martins/Assessoria de Comunicação Gabinete
Fonte: Prefeitura de Palmeira das Missões



O prefeito em exercício e presidente da Comissão Intervencionista do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, Régis Lorenzoni, participou na manhã desta segunda-feira, 30 de agosto, de uma reunião online com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmman.  O objetivo do encontro foi estabelecer um diálogo com o governo Estadual com a intenção de reverter a perda dos ambulatórios de traumatologia, bucomaxilofacial e urologia do HC.

A decisão de desabilitá-los faz parte do programa Assistir, lançado pelo Piratini no início de agosto, e que estabelece regras mais objetivas de distribuição de incentivos financeiros aos hospitais ligados ao SUS.  O novo programa unifica todas as formas de repasse em uma fórmula única de cálculo, sustentada por quatro pilares básicos, que determina quanto dinheiro uma instituição pode receber com base no tipo e no volume de serviços oferecidos. Basicamente, são consideradas a importância e complexidade da assistência prestada e indicadores como capacidade de atendimento e número de leitos.

Além disso, o fato do HC possuir uma série histórica de não alcance de metas, que vem melhorando desde 2019 - mas que ainda não é satisfatória, também contribuiu para a desabilitação dos ambulatórios. O que impacta diretamente o município e os cidadãos que, para serem atendidos por esses serviços, terão que se deslocar a outros municípios.

Depois da reunião, a secretária de Saúde Estadual se comprometeu em revisar os números, mas não garantiu a habilitação dos ambulatórios.

Também participaram do encontro online o secretário de Saúde, Izaías Malheiros; o administrador do HC, Sérgio Blümke; o diretor clínico, Onazus Suzano; o coordenador regional de saúde, Fernando Decarli, o coordenador adjunto, Fernando Vilande, o representante da comissão interventora, Silvestre Becker e o Dr Joaquim Pozzobon de Souza.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.