menu
Notícias

Palmeira das Missões - Administração Municipal realiza reunião e capacitação com Artesãos locais



Data de publicação: 7 de outubro de 2021
Hora: 08:00h
Fonte: Depto. de Promoções Culturais



Na última segunda-feira, 4, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou uma reunião e capacitação com artesãos palmeirenses, em conjunto com a EMATER/RS-ASCAR. A iniciativa refere-se a uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas em prol do desenvolvimento das atividades artesanais do município. Entre as pautas da reunião, foram debatidas questões sobre a organização da primeira edição da Feira de Artesanato: Recanto das Artes.

Para enriquecer ainda mais o evento, a EMATER promoveu uma capacitação sobre a Valorização de Produtos e Serviços Artesanais, ensinando como fazer o cálculo do custo, da mão de obra e do lucro da produção artesanal. Assim, as extensionistas da instituição Thais Albarello, Lia Helena Rocha e Peroza Piaia, apresentaram exemplos, dicas, sugestões, além de sanarem dúvidas e proporcionar um diálogo de muita troca e produtividade com os artesãos.

O vice-prefeito, Régis Lorenzoni, que esteve presente na reunião, ressaltou a importância do artesanato para o desenvolvimento da cidade. “Enxergamos o artesanato como geração de emprego e renda, queremos impulsionar cada vez mais esta atividade dentro de nosso município”, pontua. Já para Felipe, chefe de escritório da EMATER, acompanhar todo esse processo é muito significativo e edificante, pois traz melhoria para vida das pessoas. Carla Botton, produtora cultural e artesã, destacou que estruturar e apoiar os artesãos é algo importantíssimo tanto no âmbito cultural, como no social e econômico, “ nos sentimos acolhidos, valorizados e incentivados, pois além de recebermos capacitação e orientação, estaremos sendo contemplados com um espaço organizado, criando um vínculo e um meio de mostrarmos nosso trabalho para a comunidade, auxiliando no sustento de várias famílias, e divulgando a arte e cultura local’’.

Thais Albarello frisa que a promoção da Feira do Artesanato vem para abrir novas oportunidades para os artesãos e para toda a comunidade, "é um espaço para que a arte dos trabalhadores do setor artesanal seja vista por outras pessoas”. A Feira de Artesanato: Recanto das Artes de Palmeira das Missões,  tem como propósito incentivar a atividade artesanal, promovendo assim o desenvolvimento do setor e de todos os seus funcionários. O evento será realizado mensalmente, no primeiro domingo de cada mês, no Parque Municipal de Exposições, tendo como base o regimento interno, construído com muito diálogo entre a Administração Municipal, EMATER e os trabalhadores do segmento.

A Coordenadora de Políticas Culturais, Bianca Manfrin, complementa que “a feira trará um novo olhar para a cidade, atraindo visitantes de toda a região”. A primeira edição já tem data marcada, domingo, 7 de novembro, com muitas novidades e trabalhos encantadores expostos. Ainda, em parceria com a EMATER, estarão sendo promovidas diversas capacitações, voltadas exclusivamente para o aprimoramento das atividades dos artesãos.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.