menu
Notícias / Geral

Sarandi - Câmara Municipal promove sessão solene em homenagem aos 80 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus



Data de publicação: 16 de outubro de 2021
Hora: 09:20h
Créditos: Lori Oliveira
Fotos: Crédito AD Sarandi
Fonte: Câmara de Vereadores de Sarandi



Sob a liderança do vereador Wilmar José de Azeredo – Presidente do Legislativo Municipal, realizou-se no plenário da Câmara, Sessão Solene da mais alta honraria do nosso Município para homenagear a Igreja Evangélica Assembleia de Deus por seus 80 anos de fundação em Sarandi-RS.

A propositura é do Vereador Cássio Conterato, vice-líder da Bancada do Progressista com apoio dos colegas de bancada e demais vereadores. Durante a sessão foram apresentados cânticos de louvor, na instrumentalidade do Quarteto da AD Sarandi e Orquestra Doxa, os quais abrilhantaram o evento festivo e cheio de emoções. Ainda, o público pôde assistir vídeos produzidos pela AD SARANDI com alguns fiéis da Igreja relatando um pouco da história da Igreja e depoimentos de empresários de nosso município, falando da importância da Igreja para nossa comunidade.

Em continuidade a sessão de homenagem, foi entregue pelo vereador Wilmar José de Azeredo - Presidente, juntamente com o proponente da homenagem o vereador Cássio Contertato(PP) e o Prefeito Municipal Sr. Nilton Debastani, uma placa em reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados por esta entidade a nossa comunidade Sarandiense. Também foi entregue pelo Prefeito Municipal e sua esposa a 1ª Dama Roseli Debastiani uma placa e um mimo ao casal de Pastores Acácio Frick e Noemi Frick, por todos os trabalhos realizados em prol de Sarandi e seus munícipes. Em seguida, foi entregue uma placa pelo Presidente Wilmar José de Azeredo, pelo Vice-presidente João Carlos da Silva Alves e Prefeito Municipal ao Pastor Floreny Lamberti representante da CIEPAERGS, em homenagem aos 80 anos de fundação em Sarandi-RS, 97 anos no RS e 110 anos no Brasil.

Usaram a tribuna, o Vereador Cássio Conterato(PP), proponente da homenagem, também o vereador Pablo Mari - Líder da Bancada do PSL, Prefeito, representando a Bancada do PDT e demais vereadores, falou o Presidente Wilmar José de Azeredo. Na oportunidade também usaram a tribuna o Secretário Estadual do Trabalho e Pastor Ronaldo Nogueira, Pastor Floreny Lamberti Pastor Acácio Frick. No evento festivo, demonstrou-se ao público a valorização e reconhecimento do Poder Público, tanto Executivo quanto Legislativo para esta entidade que tanto contribui com Sarandi e seus munícipes. São 80 anos de muitos esforços, suor, lágrimas, orações e muitos ações sociais, ações estas que visam estender mão amiga aos carentes necessitados, também aos viúvos ou pessoas doentes. São incontáveis as ações que proporcionaram melhorias de vidas, foram muitos os testemunhos de mudanças de hábitos, mudança de vidas. Ações que visam auxiliar o Poder Público no crescimento e desenvolvimento em todas as áreas de nossa sociedade. Desde os primeiros cultos realizados no ano de 1941 pelo Evangelista Analizio Ribeiro na residência do Senhor Juvenal Martins no bairro hoje denominado cidreira, a Igreja vem crescendo e se destacando. Por volta de 1944 veio do distrito de Boi Preto residir em Sarandi o evangelista Evaristo Ribeiro da Silva, assumindo a direção da igreja.

Os cultos eram realizados na sua residência na Vila Jardim. m 1954 assumiu a presidência o pastor Germano Domingos Zucchi, de Passo Fundo. Em 1982, a igreja de Sarandi foi emancipada tornando-se um Campo Eclesiástico Autônomo, ligada a Convenção de Igrejas e Pastores do RGS CIEPADERGS, filiada à Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil, CGADB. No ano de 1954 a 1956, o irmão Otto Keida assumiu como encarregado e a partir de 1956 até 1960, assumiu como encarregado o presbítero Agenor Taulentino Correa. Nesse período, foi adquirido o terreno e construído o primeiro templo, sendo este de madeira, no mesmo local do atual templo sede, sobre a coordenação e administração do pastor Germano zuki. Em 1956 foi fundado o primeiro coral, regido pelo irmão Victor Dias da Rocha e a Escola Bíblica Dominical infantil dirigida pelos irmãos Antenor Dornelles e Victor Dias da Rocha. Em 1961 esteve à frente dos trabalhos o evangelista Dorval Nogueira. No período de 1962 e 1963 esteve o evangelista Neri Goch do Amaral. De 1964 até abril de 1970 esteve o evangelista Delfino da Silva Martins. De maio de 1970 até 6 de julho de 1973, o evangelista João Rodrigues Meira, em sua gestão teve registro da primeira ata, datada de 1º de outubro de 1971.

No período de 1972 a 5 de julho de 1973 o evangelista Maurílio Andrade, e em 6 de julho de 1973, assumiu novamente o evangelista Delfino da Silva Martins, sendo separado ao pastorado em abril de 1976. Nesse período deu-se início à construção do templo em alvenaria, deixando-o em fase de acabamento, não terminou em razão de sua chamada o descanso eterno no dia 27 de julho de 1976. Em novembro de 1976 assumiu a direção da igreja o pastor Abrelino da Silva Vargas, ficando na presidência até novembro de 1995, desse período até 26 de maio de 1996, esteve pastoreando a igreja, o Pastor Sidinei Soares da Silveira.

Em 27 de maio de 1996 assumiu a presidência da igreja o pastor Silomar Saler Pedroso, que presidiu até novembro de 2005. Desse período em diante até 22 de março de 2011, assumiu a presidência o Pastor Eliseu Ferreira Silveira, e de 25 de março de 2011 a outubro de 2016, o Pastor Paulo Juarez Ignácio presidiu os trabalhos em Sarandi. Em outubro de 2016 assume a presidência da AD Sarandi, o Pastor Acácio Frick, dando continuidade nesta importante obra. Homens de Deus que juntamente com suas famílias, abriram mãos de seus sonhos para sonhar os sonhos de Deus. Através de árduos trabalhos, desbravaram Sarandi e região, levando uma mensagem de paz, fé e esperança de dias melhores, além de conduzirem os fiéis e a Igreja até aqui. Os trabalhos de evangelização ao longo destes 80 anos, sempre foram liderados por grandes homens de Deus. Ainda, foi entregue um mimo pelo Pastor Acácio aos Vereadores, ao Prefeito, ao Assessor Jurídico Dr. Juares Weingartener e ao Diretor da Casa Legislativa Dante Fritzen.

Marcaram presença na Sessão Solene o atual Secretário Estadual de Trabalho e Emprego Pastor Ronaldo Nogueira, que já esteve a frente da pasta da Funasa como Presidente, já foi Ministro do Trabalho Deputado Federal pelo PTB. Prefeito Municipal de Sarandi Sr. Nilton Debastiani, o 2º Vice – Presidente da CIEPADERGS Pastor Floreny Lamberti e Pastor Acácio Frick atual Presidente da AD Sarandi, também os Ex - Presidentes da Casa Legislativo Pastor Balduino Pires da Silva Neto e Clodoaldo de Quadros, além de empresários, Pastores, Obreiros locais, Orquestra Doxa, Quarteto da AD Sarandi e o público presente.

Foi imensamente gratificante, para o Legislativo Municipal, poder reconhecer e agradecer publicamente a dedicação da Igreja AD Sarandi e seus integrantes para com o povo de Sarandi. Sentimo-nos honrados por esta Sessão e por meio desta homenagem poder demonstrar nossa admiração e respeito aos pioneiros, aos pastores, aos obreiros e seus familiares e a cada um que de uma forma ou outra contribui com esta Igreja desde sua fundação até o dia hoje.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.