menu
Notícias / Geral

Sicredi comemora Dia Internacional das Cooperativas de Crédito fazendo a diferença na vida das pessoas



Data de publicação: 21 de outubro de 2021
Hora: 08:30h
Fonte: AIP - Sicredi Região da Produção RS/SC/MG



O Sicredi comemora o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) nesta quinta-feira, dia 21, destacando a importância do movimento cooperativista. Além de construir uma cadeia de valor que beneficia o associado e as comunidades, a primeira cooperativa do segmento no País, é destaque em inclusão financeira.

Isso porque a rede de atendimento cooperativo está em regiões consideradas mais complexas para as demais instituições financeiras operarem e representa uma solução para atender as necessidades de micro e pequenos empresários. Foi o que mostrou o terceiro estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito”, organizado pelo Sicredi.

O estudo divulgado recentemente vai ao encontro de outra pesquisa, desenvolvida em 2020. Na ocasião, foi constatado que, enquanto bancos tradicionais têm em média um limite mínimo de 8 mil habitantes para abrir uma agência, uma cooperativa de crédito tem capacidade de abertura em municípios a partir de 2,3 mil habitantes.

O presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul João Rovadoscki, realça que a cooperativa conta com 25 agências nos três estados de atuação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, mais de 60 mil associados e está em plena expansão. “Encerramos o ano passado com um crescimento de mais de 70% no volume de recursos administrados e este ano também está se confirmando muito positivo. Além de claro, nos preocuparmos verdadeiramente com as comunidades, com um olhar voltado ao social por meio de programas que também estão em pleno desenvolvimento e ampliação ”.

Rovadoscki destaca ainda que “são muitos os diferenciais do cooperativismo de crédito, entre eles, taxas mais justas que geram economia aos associados, distribuição de resultados que fomenta a economia dos municípios já que no cooperativismo, o associado é dono e pode contribuir com a construção da cooperativa, participar ativamente das decisões e usufruir dos benefícios oferecidos".







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.