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Palmeira das Missões - Substituição de alimentos industrializados por alimentos naturais

O aumento significativo na oferta e diversidade de alimentos industrializados pode influenciar os padrões alimentares da população, principalmente das crianças. A infância é um período muito importante para o estabelecimento de hábitos alimentares, sendo que é justamente nesta fase onde as mesmas apresentam maior consumo de tais alimentos. A prática alimentar de uma criança depende de diversos fatores relacionados ao meio em que ela está inserida, como o ambiente familiar, a mídia, a condição socioeconômica da família e a escolaridade dos responsáveis.

Considerando a dependência familiar da criança nessa fase, o hábito alimentar será formado de acordo com o que os pais ou responsáveis ofertarem. Além disso, o comportamento alimentar dentro de casa pode modelar as preferências alimentares dos filhos, pois esses aprendem com os exemplos dos mesmos. Afora a influência familiar, tanto dos próprios pais, quanto avós, tios e irmãos, a influência da mídia tem papel importante no estímulo às crianças para o consumo desses alimentos, muitas vezes apresentando ao público infantil comerciais enganosos.

O consumo em excesso e muito frequente de alimentos industrializados pode comprometer a saúde nesta fase da vida e perdurar até a idade adulta. Além de hipercalóricos, esses alimentos são ricos em gorduras, açúcares e sódio, contendo inclusive aditivos alimentares, principalmente corantes, conservadores e antioxidantes artificiais. Isso pode aumentar o risco de obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras doenças.

Você pode substituir alimentos industrializados por alimentos naturais e mais saudáveis, veja a seguir 10 exemplos:

SUSBTITUA POR
Refrigerantes e sucos industrializados Suco natural sem açúcar
Salgadinhos Pipoca
Bolacha recheada Bolachas caseiras e frutas in natura
Miojo, sopões industrializados Massa normal e sopas feitas em casa
Pão industrializado Pão caseiro
Temperos prontos em pós ou tabletes Especiarias como orégano, salsa, alecrim, coentro, manjericão, entre outros
Bife empanado frito, nuggets Frango em cubos empanado e assado, bife acebolado
Sorvete Sorvete caseiro (frutas, iogurte natural e mel)
Queijos amarelos Queijos brancos (minas, cottage)
Margarina Requeijão

 

sucos naturais

Por: Juliana Dal Forno Marques, nutricionista da Secretaria Municipal da Educação; Daniela Paini e Shelly Westphalen Palma, estagiárias do Curso de Nutrição/UFSM

 

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