Palmeira das Missões - Vereadores aprovam “Câmara bairro a bairro”
A partir de agora a Câmara de Vereadores vai realizar reuniões nos bairros e nas localidades do interior do município. A iniciativa é do vereador e presidente do legislativo, Sidinei Oliveira, autor do Projeto de Lei Legislativo nº 039/2018 que cria o programa “Câmara bairro a bairro”.
O intuito do projeto é aproximar e promover a integração da Câmara de Vereadores com a população de cada região urbana e rural, abrindo perspectiva de trabalharem juntos a partir da discussão comum dos problemas que envolvem o município.
Segundo o autor do projeto, apesar dos diversos mecanismos de participação cidadã que a Casa já possui, ainda existem pessoas que não conseguem acessar ou ir até a Câmara de Vereadores.
“Estamos aqui propondo uma nova ferramenta para que possamos levar o Poder, de fato, àqueles aos quais ele pertence. Que é o cidadão e a cidadã, os trabalhadores da nossa cidade. Indiferente a sua posição social, ao seu credo, a sua política partidária. Indiferente à que comunidade ele está inserido. Porque o projeto propõe que estejamos presentes em todas as comunidades, em todos os bairros, distritos de nosso município”, destacou o Presidente da Câmara de Vereadores.
Novas informações relacionadas ao andamento do programa, como a data e o local da primeira reunião, serão divulgadas pela Assessoria de Comunicação Social da Casa.
Sindicato dos Empregados do Comércio participa da sessão
Ainda na sessão, o espaço das Comunicações da Mesa foi ocupado pela presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Mirian Vanir Forster, que explanou sobre a ascensão ao cargo e as perspectivas de trabalho.
“Estou ciente das prerrogativas do dirigente sindical, e sou sabedora dos deveres a cumprir. [..] Estou aqui representando a base trabalhadora, em especial as mulheres, que precisam ser valorizadas no seu ambiente de trabalho, e também ter políticas públicas voltadas para que tenham maiores condições de serem ativas no mercado de trabalho”, garantiu a presidente que foi empossada na última quinta-feira (19).
Campanha de vacinação contra o sarampo inicia em agosto
No dia 6 de agosto começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. A ação envolve todos os postos de saúde do Brasil e tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos. O dia de mobilização nacional – o chamado dia D – acontecerá em 18 de agosto, um sábado.
Em Palmeira das Missões as Salas de Vacinas estão localizadas no Postão, Centro Social Urbano e nos Postos de Saúde dos bairros Lütz, Vista Alegre, Amaral e Mutirão.
Na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (23), a Tribuna Popular foi ocupada pelo médico pediatra Gilberto Feldens, que explanou sobre a campanha e destacou a necessidade da população se conscientizar que as vacinas são essenciais para a saúde coletiva.
“Precisamos, juntos com os órgãos de saúde, estimular a população a se vacinar. Porque tem vacina, os funcionários da saúde estão lá para vacinar as nossas crianças e adultos. Ninguém pode se queixar que precisa comprar a vacina. Não existe falta de disponibilidade, o que existe são preconceitos, medos e tabus que se criam nas nossas comunidades em relação à vacina. [...] São raras as exceções que dá algum efeito colateral, mas a vacinação é um instrumento de promoção da saúde pública”, enfatizou Feldens.
O vereador Marcelo Saggin, que propôs a Tribuna Popular, e destacou a importância do tema. “Me preocupou muito ver notícias que a população mundial não está dando atenção na questão da vacinação. Temos que fazer a nossa parte no meio em que vivemos para mudar a realidade de baixo índice de vacinação”, disse Saggin.
Vale lembrar que, independentemente dessa força-tarefa, o Ministério da Saúde disponibiliza duas doses do imunizante para todos até 29 anos de idade e uma dose única para aqueles entre 30 e 49 anos. Caso você não tenha recebido alguma delas, basta ir ao posto de saúde mais próximo e atualizar sua caderneta de vacinação.
Pedidos de Providências
O presidente, Sidinei Oliveira, apresentou três Pedidos de Providências que serão encaminhados ao Poder Executivo: para manutenção e reparos no trecho das rotatórias nas esquinas da Rua República com a Major Novais, e na Rua República com a Avenida Independência; solicitando a manutenção e reparos na Rua República, próximo à Avenida Independência; e ainda para manutenção e reparos ao lado da lombada próxima à esquina das ruas João Adrião Gonçalves e Pedro Lima.
Já o vice-presidente do legislativo, Leandro Lima, remeteu ao Poder Executivo um Pedido de Providências para a retirada da boca de lobo na Rua Sete de Setembro, esquina com a Rua João Gonçalves (próxima ao mercado do Zico), que está obstruindo a entrada de uma garagem.
Camila Schmitt Carvalho - ACS
CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.