Cesurg Sarandi
Grossi Combustiveis
Cresol Sarandi
Chini Centro Auditivo
  • Grossi Combustiveis
  • Cesurg Sarandi
  • Cresol Sarandi
  • Chini Centro Auditivo
  • PróVida
  • Fornari Advogados Associados
  • Signomar Comércio de Bebidas
  • Barbearia 84
  • Dec´s
  • Laboratório Sarandi
  • Teloken Engenharia LTDA
  • Milani Corretora de Seguros
  • Casarotto Imóveis
  • Rembecker Estruturas Metálicas
  • Gostinho Della
  • Farmácia Nossa Senhora de Fátima
  • Master Informática
  • VS Gráfica Expressa
  • Taura Auto Peças
  • Clínica Estética Vitallitá
  • Drággon Artigos Esportivos
  • Cotrisal
  • X & Cia
  • Consórcio Sarandi
  • Home
  • Cidades
  • Ronda Alta
  • Ronda Alta - Informativo da Câmara de Vereadores

Ronda Alta - Informativo da Câmara de Vereadores

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Em Sessão Ordinária realizada ontem, 28, os Vereadores da Casa Legislativa Normando Baldissarella aprovaram a Ata n°009/2015 e uma indicação feita pelo Vereador Lóris Antônio Pérego, a qual solicita que o novo distrito industrial, em fase de implantação no Bairro Santa Helena, receba o nome de João Manoel Ribeiro. Antes da Sessão esteve na Casa Legislativa o delegado Leandro Antunes, o qual fez um relato dos trabalhos realizados pela Polícia Civil do município, e trouxe informações aos vereadores e presentes das ocorrências atendidas. O delegado também destacou necessidades dos servidores e carências nos equipamentos. Durante o Grande Expediente fizeram o uso da palavra os vereadores Chico Rigo, Luiz Antonio Gadini, Lóris Antonio Pérego, Carlinhos Gavioli, Moacyr Orbak e Vitor Cavazini.

Grande Expediente

Chico Rigo destacou ponte de ligação entre Ronda Alta e Campinas do Sul

O vereador petista Chico Rigo iniciou falando sobre a importância da presença e das discussões colocadas pelo delegado Leandro, dizendo que a comunidade estava carente nesse setor. Citou trecho da conversa do delegado na qual falou sobre a dificuldade que as pessoas têm de diferenciar os momentos em que as pessoas públicas estão em serviço e quando estão em momentos de descanso, falando sobre a cobrança. “O que parece é que você não pode mais participar da sociedade.” Seguiu destacando a importância da Polícia Civil no município, do delegado e da população ser parceira no repasse de informações. Disse que o cidadão que sabe de algum fato que possa contribuir nas investigações da Polícia deve repassá-las ao órgão, sem necessidade de identificação, como falado pelo delegado. “Se a sociedade também participar, mais problemas poderão ser resolvidos.” O vereador lançou aos demais um encaminhamento para que as forças sejam unidas em prol da busca de recurso para a construção da ponte que liga o município de Ronda Alta ao município de Campinas do Sul. Disse que alguns vão criticar por que ainda não houve avanço e que isso é motivo de chacota e cobrança, no entanto os vereadores como representantes precisam fazer sua parte nas negociações. Falou que tem conhecimento de projetos de desenvolvimento regional que deram certo, como a da ponte de Rodeio a Liberato e que neste caso o que deve ser feito aqui é buscar em conjunto com as duas câmaras, dois prefeitos, deputados e DAER os encaminhamentos para ver como está o processo. Disse que na sequencia o que devem fazer é partir para o convencimento da bancada gaucha, dos deputados e senadores para destinar recurso para essa obra de ligação. Chico ainda disse que conforme informações de um vereador de Campinas, o DAER regional vai arrancar o calçamento que liga o município de Campinas à Linha São Paulo em função de que não tem mais condição de andar. Chico agradeceu a bancada de oposição e independente pela maturidade nos debates para encaminhar soluções, no momento, no que se refere à rádio comunitária, frisando que a rádio é da comunidade, presta um serviço relevante e é de suma importância para o município, dizendo que não vai ser a câmara que vai ser empecilho para o funcionamento desta, a qual vai continuar por muitos anos.

Centro de formação esteve em pauta no pronunciamento do presidente da Casa

Após cumprimentar os presentes, Luiz Antonio Gadini destacou a importância da visita do delegado Leandro e as explanações feitas, afirmando que o Legislativo deve fazer a sua parte.  Falou do contentamento e parabenizou o Secretário de Infraestrutura Antonio Vitor Mazetti, presente na Sessão e a sua equipe pela conclusão na ponte da Linha Brilhante a qual ficou pronta no final de semana. Disse que ela é um sonho para a região e que ele como conhecedor desta fica contente pela solução definitiva dada, lembrando os problemas que aconteciam antes de sua construção, em dias de chuva, por exemplo. O vereador também falou sobre a reforma do centro de formação, parabenizando a Secretária de Educação Elizete Raimondi e o Vice-prefeito Odemar Paulo Raimondi que estão envolvidos no trabalho. Disse que em visita feita na terça, 28, alegrou-se por ver o centro todo pintado, ressaltando que esse era um sonho do Padre Arnildo e que o centro estava se deteriorando. No entanto com o esforço conjunto de todos, da Administração, dos vereadores e da comunidade ele será realidade. “Que ele possa ser reativado e traga cursos, formando os nossos jovens.” Finalizou.

Lóris destacou colocação do meio-fio na cidade

Lóris Antonio Pérego cumprimentou os colegas e demais presentes e em seguida falou que a câmara é um lugar de debates, pois tudo o que acontece no município acontece pela câmara. Disse que o momento é agradável, citando que a visita feita pelo delegado foi muito importante, pois deve haver parceria para melhorar cada vez mais a segurança do município. “A lei é boa quando anda de braços dados com a justiça.” Se posicionou contrário ao referendo feito no país, dizendo que o cidadão de bem foi desarmado e que o referendo deixou o cidadão sem possibilidade de defesa. Citou o trabalho que desenvolveu na busca de viaturas de efetivos. Falou que as palestras nas escolas sobre drogas e álcool são importantes, mas que nesse sentido deve-se repensar a oferta das bebidas em festas da escola. Lóris também falou sobre a falta de qualificação dos profissionais no poder público e no setor privado.  

Sobre o centro de formação do município, disse que todos têm o poder de autonomia e que eles são a voz do povo, que cada um tem a sua representatividade e que deve usar para defender a concessão de uso para o centro de formação Roseli. Disse que o Padre Arnildo foi uma grande frente, junto com o povo de Ronda Alta que pedia aquele espaço. O vereador falando sobre a ponte do Rio Passo Fundo disse que quando presidente da câmara em 2006 fez solicitações, audiências públicas em prol da construção. Falou que deve-se buscar os recursos e não desistir, fazendo a ligação dos municípios. “Tem meu voto, onde tem acesso tem progresso.” Falou que ele como bancada independente não colocou nem tem o poder para tirar secretário nenhum, mas que o partido, PTB tem um que foi indicado, que se não funcionar vai para a avaliação, citando sintonia com o Executivo e afirmando que Ronda Alta está em uma grande construção e desenvolvimento, possível graças a um trabalho insistente, também dos vereadores. O vereador falou da colocação do meio-fio que é de uma emenda do Deputado Busato, que está ficando bonito e que todos os bairros vão merecer essa melhoria, por que o prefeito e a equipe estão se organizando. “Tem problemas, mas a crítica deve ser construtiva. Estão melhorando cada vez mais, é isso que o povo pede e merece.” Para finalizar o vereador agradeceu a visita feita pelo colega Vitor ao gabinete do Deputado Maurício.

Carlinhos pediu mais atenção e participação dos vereadores

O vereador Carlos Roberto Gavioli cumprimentou a todos e iniciou seu pronunciamento parabenizando o vereador Chico pela proposição de união entre bancadas em prol da ponte de ligação entre os municípios de Ronda Alta e Campinas do Sul, se colocando a disposição para ir em busca de recursos e auxiliar no que for necessário. Falou sobre a desvalorização dos vereadores e da câmara dizendo que ainda há falhas. Disse que o projeto da rádio é um caminho para que possam mostrar a vontade e decisão. No entanto, colocou que ocorrem fatos em que a câmara deveria estar presente, mas fica de fora, quando o dever é estar presente, se incluindo à crítica. Falou da partida do Jairo Casali, que não era do seu partido político, mas que merece reconhecimento pela grande personalidade e papel desenvolvido em Ronda Alta, sendo um alicerce do município. Carlinhos cobrou homenagens por parte da câmara ao cidadão, pedindo mais atenção para essas coisas e solicitando homenagens póstumas e uma sessão solene, para que a família saiba o valor que ele teve e que deve ser dado às pessoas que passaram por Ronda Alta e ajudaram a construir, dizendo que futuramente os edis estarão na mesma situação, sendo de suma importância o reconhecimento.

Dificuldades na produção agrícola foram colocadas pelo vereador Moacyr

Em nome do presidente Gadini, Moacyr Orbak cumprimentou os demais. Falou sobre o orgulho da presença e o serviço bem desenvolvido pelo delegado Leandro no município. Disse que os trabalhos nas escolas são de suma importância e que pessoas de confiança passam segurança para que possa haver troca de informações entre população e polícia, na solução de problemas. Falou da paralisação dos caminhoneiros, dizendo que a situação é ruim não só para eles, mas também para os agricultores, que não conseguem mais se manter na agricultura pelo alto custo da produção, afirmando que a situação de ambos são muito parecidas. Pediu que as autoridades revessem algumas coisas por que os custos tornam a produção inviável. Sobre o centro de formação, o vereador ressaltou que ele foi construído pela população de Ronda Alta, e que também contribuiu para a sua construção. Destacou nesse sentido que há empresas querendo dar cursos de formação para a população se qualificar, solicitando que o centro deve ser entregue a comunidade de Ronda Alta para que ela possa usufruir.

Vitor parabenizou a produção de leite e de grãos do município

Vitor Cavazini iniciou cumprimentando os colegas e os presentes, falando da importância da participação da população na Sessão. Ressaltou a importância da moção solicitada por Carlinhos, dizendo que o vereador deve estar sempre presente. Agradeceu a população pelo poder dado, dizendo que o poder não deve engrandecer o vereador, mas sim o cidadão. Pediu que a população cobre os vereadores, pois eles são seus representantes e cada eleitor é responsável pelo seu vereador. Vitor falou sobre a pessoa que foi Jairro, o qual faz muito bem ao povo e ao município. Ainda em seu pronunciamento agradeceu aos agricultores, principalmente os produtores de leite pelos retornos dados ao município. Pediu que as dez empresas que recolhem leite devem fazer como a Cotrisal, repassando dados e informativos sobre a produção. Disse que a Cotrisal de 70 produtores, recolheu mais de 4 milhões litros de leite, rendendo mais de 1 milhão de reais em impostos para o município. Vitor parabenizou os produtores e empresa pelo retorno dado ao município. Além deles parabenizou os produtores de grãos que de retorno foram mais de 600 mil reais de soja e mais de 80 mil de milho. Disse que essas empresas devem ser valorizadas e os produtores também, destacando a quantidade no retorno. O vereador disse que os trabalhos devem ser feitos na propriedade nos produtores, que eles devem ser atendidos e que eles sejam mais valorizados. Ainda foi citado por Vitor a valorização que deve ser dada as agroindústrias do município, as quais seguram muitos filhos no interior. Vitor falou sobre os corte nos recursos, dizendo que isso está acontecendo por que alguém fez uma administração pra si e não para o poder público. Falou sobre a preocupação com os custos expressos sobre o projeto da rádio, sobre a ponte e a solicitação do vereador Chico. Para finalizar explanou aos colegas a visita feita em Porto Alegre e algumas solicitações deixadas na oportunidade.

Viviane Lara

DiárioRS

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.

whats rodape

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

  • SCT Construtora e Incorporadora LTDA
  • Confecções Helenice
  • Estação Fitness
  • Drago Restaurante e Pizzaria
  • Revista Spelho
  • Eficaz