Cresol Sarandi
Chini Centro Auditivo
Cesurg Sarandi
Grossi Combustiveis
  • Grossi Combustiveis
  • Cesurg Sarandi
  • Chini Centro Auditivo
  • Cresol Sarandi
  • Casarotto Imóveis
  • Farmácia Nossa Senhora de Fátima
  • Teloken Engenharia LTDA
  • Rembecker Estruturas Metálicas
  • Clínica Estética Vitallitá
  • X & Cia
  • Gostinho Della
  • Laboratório Sarandi
  • Cotrisal
  • Consórcio Sarandi
  • Taura Auto Peças
  • Master Informática
  • PróVida
  • Fornari Advogados Associados
  • Milani Corretora de Seguros
  • Signomar Comércio de Bebidas
  • VS Gráfica Expressa
  • Barbearia 84
  • Drággon Artigos Esportivos
  • Dec´s

Ronda Alta - Informativo da Câmara Municipal de Ronda Alta

Assessoramento aos pequenos agricultores para a realização do Cadastramento Ambiental Rural é autorizado em Sessão Ordinária

0001121eNa noite de terça-feira, 26 foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores Nornando Baldissarelli mais uma sessão ordinária. Na ordem do dia, foram aprovados dois projetos de lei, o de n° 013, de 11 de maio, que autoriza o município a prestar auxílio e assessoramento aos pequenos agricultores de economia familiar a realizar o Cadastramento Ambiental Rural – CAR e o de n°016 de 18 de maio, que abre crédito especial e aponta recursos, visando oferecer suporte necessário para melhor atendimento na área da saúde e para o pagamento de aluguel da sala da Secretaria do Índio.

Grande Expediente

Presidente do Legislativo destacou conquistas da atual administração

Após cumprimentar os presentes o vereador Luiz Antônio Gadini iniciou seu pronunciamento falando sobre o desenvolvimento do município com a atual administração. Citou várias conquistas e melhorias que esta proporcionou ao município, incluindo quadras, reforma nas escolas, equipamentos, ônibus, parque de máquinas renovado, passagem para universitários e outros. Destacou nesse sentido o Centro de Formação Roseli, que foi uma das grandes conquistas, elogiando os que contribuíram para a remodelação em especial o prefeito em Exercício Odemar Paulo Raimondi, presente na sessão, pelo esforço e dedicação na condução dos trabalhos na reforma do espaço, dizendo que a ação foi feita de uma forma democrática. Falou que ver o centro de formação é um orgulho pra ele que mora na localidade, destacando que já está funcionando no espaço várias palestras. Disse que se cada vez que chegasse uma máquina nova, por exemplo, fosse solto foguete no município não haveria mais foguetes na região, fazendo referência as conquistas da atual administração. Disse que grande parte das conquistas se deve ao alinhamento político com o governo federal e competência da equipe que está à frente do poder público em Ronda Alta. Para finalizar o vereador fez um pedido para que houvesse reconhecimento quanto às coisas que estão sendo feitas, sem doença partidária, salientando que há coisas que precisam melhorar, mas que isso seja feito com a contribuição de cada um.

Antônio agradeceu casas vindas do governo federal para a área indígena

O vereador petista Antônio Mig Claudino após cumprimentos iniciais deu as boas vindas a todos e em seguida destacou os trabalhos que ele está fazendo pela comunidade indígena e que a administração vem fazendo por Ronda Alta, afirmando que o município está de parabéns. Disse que os produtores viram as mudanças nas estradas, pois hoje elas estão bem cuidadas, lembrando de tempos em que elas se encontravam em estado precário. Destacou que é grato a tudo o que vem para sua comunidade, citando 168 casas que vieram do governo federal para a área indígena e trabalho que ele fez pela comunidade para conquistar as casas. “Eu me criei em baixo de casa de capim, hoje eu vejo a minha comunidade, as crianças tendo onde se abrigar com esse tempo que muitas vezes a gente passa.” Finalizou agradecendo a comunidade aos responsáveis e a Deus por essas conquistas.

Chico citou trabalho em equipe e destacou ser necessário comparar

Chico Rigo iniciou seu pronunciamento cumprimentando os presentes. Falou sobre a saída do secretário Pedro Selomar da Secretaria da Fazenda do município, o qual era cedido do governo do estado. Elogiou, como membro do Partido dos Trabalhadores os trabalhos desenvolvidos pelo secretário, dizendo que é uma alegria ter pessoas como ele no quadro e que o sucesso é conquistado com equipes e ele por sua qualidade no desempenho do trabalho é grande responsável por esse sucesso. Sobre a reposição salarial, projeto votado na sessão anterior, o vereador afirmou que para chegar ao índice aprovado houve coerência e planejamento, pois vários fatores são analisados, inclusive o pagamento em dia e investimentos, os quais o contribuinte também vai analisar na próxima eleição. “Dia 29 de maio, antes das 15 horas os servidores vão ter o seu salário na conta e essa é a diferença.” Do vereador falou ainda que algumas situações de comparação precisam ser feitas, destacando que todas as obras realizadas foram com os pés no chão, citando o asfalto na Rua Rio Branco e os financiamentos que eram feitos para pagar contrapartidas do município. “Essa situação mudou de 2013 para cá.” Falou do sistema de saúde filantrópico que se por ventura sair algum boato de que eles passam por dificuldade, isso não é de responsabilidade do município, afirmando que isso se dá pelos cortes de repasses do governo do estado. Nesse sentido disse que se o governo do estado não mudar a forma de fazer, em pouco tempo os pequenos hospitais vão fechar. Para finalizar, Chico disse que enquanto o governo Tarso criava programas o Sartori está cortando, citando a redução das vacinas para a febre aftosa. “O governo Sartori não disse para que veio e está afetando a quem mais precisa.”

Projeto da Coprel da escola Mem De Sá é citado por vereador Lóris

Lóris Antônio Pérego cumprimentou os colegas, presidente e público presente. Elogiou o secretário Pedro Selomar e o diretor do departamento de trânsito Anderson Vicentini presentes na sessão, pelo trabalho que desenvolvem. Lamentou na seqüência a saída de Pedro da secretaria, destacando sua seriedade e capacidade. Sobre os projetos encaminhados pela administração, disse que os secretários têm acesso ao Siconv e que isso é importante para as conquistas do município. Falou que administração, conforme manda a lei 8.666 e dispositivos, hoje só faz licitação por pregão, que é muito importante para a discussão do produto e que quando não era assim, causava problemas. Falou que não deve haver dispersão, que é a chave para as conquistas. Lembrou alguns momentos da história, citando Vargas e Leonel Brizola. Falou sobre o projeto de instalações da administração com a Coprel na escola Mem De Sá, o qual por meio de modificações, os valores dados pela Administração passaram de mais de 9 mil reais para menos de 900, citando a Aneel que regulamenta os serviços de energia. Segundo o vereador, a prefeitura pagou apenas o projeto, ficando para a empresa os investimentos maiores, sendo responsáveis pela prestação do serviço. Falou ser contra investimentos públicos em universidades privadas, dizendo que é a favor de que o governo crie mais universidades públicas.

Eny criticou carga tributária e valor do combustível

Eny Fiorentin cumprimentou os colegas e demais presentes. Disse que na política muitos se favorecem pelo alinhamento, como citado por um dos colegas. Falou que muitos dos recursos são do passado e que antes também foram feitas muitas coisas, afirmando que hoje está se fazendo bem menos. Parabenizou pelas coisas que estão vindo para o município, no entanto, destacou que na administração do Fontana muito mais foi feito com muito menos. Falou das reclamações que chegam até ele, incluindo da ponte que está caída e que o dinheiro já está disponível na Caixa e dos transtornos por falta da ponte da Brilhante.  Falou que o que está vindo agora são para pagar um pouco os dois mandatos desastrosos que o PT teve em Ronda Alta. “Os jovens não sabem, mas os mais velhos nunca vão esquecer.” Disse que deseja que a atual, seja uma boa administração, pois condições têm. Sobre o asfalto na Sete de Setembro disse que ali só tem duas ou três casas, destacando que tem ruas que precisam mais, questionando o asfaltamento em outros lugares. O vereador ainda destacou que em alguns lugares que foram asfaltados foram feitos com emendas buscadas por ele e pelo colega Lóris.  Disse que o governo Dilma está em apuros e está fazendo esses cortes que vão atingir muitos brasileiros, citando a falta de dinheiro para os produtores produzir. Salientou que o preço do diesel é um absurdo para um caminhoneiro andar, para um produtor produzir e que a carga tributária é a maior do mundo. “Trabalhar quase seis meses pro governo e estão achando bom”.

Carlinhos parabenizou ex-prefeitos por fazer mais com menos condições

O vereador Carlinhos Gavioli cumprimentos os presentes, colegas e o presidente da casa. Disse que o foguetório não é coisa do Fontana e que se antes era feito e hoje também, ele é para isso mesmo, para ser estourado e com o que tem sido feito pela administração não vai faltar foguete. Sobre as máquinas, disse que elas devem ser mandadas, por que o valor dos impostos é alto. Disse que apesar de tudo o que a administração tem ela não está fazendo o que outros prefeitos fizeram por Ronda Alta, parabenizando os anteriores que fizeram mais com menos. “Hoje é um desfile de carros públicos na cidade é carro correndo atrás de carro. Tem gente usando carro até para comprar lanche.” Referente ao centro de formação destacou que era vontade do Fontana colocar em funcionamento, até comprá-lo e que não foi feito antes, pois tinha um vereador do PSB que fez de tudo para que isso não acontecesse.  Disse que as estradas sempre têm para fazer, que inclusive recebeu várias reclamações de estradas, também a que vai para a barca, a qual não tem mais condições de tráfego, dizendo que antes era feito pelo município e que hoje não se pode mais. Sobre a reposição salarial falou que para ele não interessa o que pensam e que sua opinião é que este valor é baixo, pois esta não acompanha a inflação. Disse que pedágios estão sendo construídos por governos do PT onde outros do PT tiraram, falando de alinhamento. “O governo do Sartori não disse pra que veio, já a Dilma disse, para quebrar o Brasil e os brasileiros.”

“Se não roubassem tanto teria recurso para todos estudar” destacou o vereador Vitor

O vereador Vitor Cavazini agradeceu a presença e cumprimentou os presentes. Disse que cada um puxa brasa pro seu assado afirmando que está preocupado, pois que antes das eleições era um céu e depois virou um inferno. Das máquinas e dos trabalhos da administração falou que tem que se fazer mais porque estão sendo pagos mais impostos. Segundo o vereador foi prometido asfalto na cidade e isso tem que ser feito para o povo ficar feliz. Sobre o aumento salarial comentou ser contrário ao valor, pois quem faz crescer o município são os servidores públicos e este montante dado é pouco. Falou que nesses 50 anos do município de Ronda Alta cada prefeito deve fazer melhor, pois há mais condições para tanto, afirmando que o passado deve ser valorizado. “É muito melhor reformar do que construir”. Disse que antes se falava que a prefeitura era um cabide de emprego e que isso não mudou. Falou que as vacinas da aftosa, como citou Chico diminuíram, mas a falta de repasses do governo do estado no ano passado para os hospitais ninguém fala. Sobre o governo Sartori, disse que ele está tapando os buracos no asfalto de Sarandi a Nonoai e ninguém fala. Falou que os políticos são responsáveis para que o povo seja feliz. Sobre a administração disse que os serviços terceirizados para os agricultores são os responsáveis pela diminuição no gasto dos combustíveis e que antes não tinha esse tipo de trabalho, destacando que a cobrança é para melhorar. Falou que é contra o financiamento na educação e a favor da escola pública, pois o aluno já sai endividado da sala de aula “e que se não roubassem tanto teria recurso para todos estudar.”.

Assessoria de Imprensa/Viviane Lara

DiárioRS

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.

rodape diario

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

  • Estação Fitness
  • Confecções Helenice
  • Revista Spelho
  • Eficaz
  • Drago Restaurante e Pizzaria
  • SCT Construtora e Incorporadora LTDA