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NAF Informa: Adequação das empresas ao eSocial – parte 2

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O eSocial, nova plataforma para prestação de contas com o fisco, e parte do Sistema Púbico de Escrituração Digital, está tomando forma. Está previsto, ainda para este mês de maio, a divulgação do cronograma definitivo do projeto, cujo início deve ocorrer em abril de 2016 para as grandes empresas e a partir de setembro de 2016 para as demais.

Segundo o auditor fiscal do trabalho e coordenador do Projeto eSocial no Ministério do Trabalho e Emprego, José Alberto Maia,  a plataforma para testes deve ser disponibilizada para todos a partir de setembro deste ano. Neste ambiente de testes será possível inserir informações verídicas ou fictícias, a critério da empresa, avaliando e testando o que está certo e o que precisa ser revisto.

A digitalização destes processos proporciona ao fisco um volume de informações crescentes acerca dos trabalhadores, suas condições de trabalho, remuneração, saúde e segurança laboral, afastamentos, entre outros direitos garantidos pela constituição. Além disso, informações sobre a empresa e o recolhimento correto dos tributos gerados por esta relação.

 O manual de orientação classifica as informações a serem repassadas em três grupos:

- Eventos iniciais e tabelas: São eventos que identificam o empregador/contribuinte e o cadastramento inicial dos vínculos dos empregados ativos. É o primeiro grupo de eventos a ser transmitido ao eSocial.  Devem constar as informações de natureza permanente, tais como tabelas de rubricas, cargos, horários, ...

          - Eventos não periódicos: São aqueles que não tem uma data pré-fixada para ocorrer. Admissões, alteração contratual, afastamentos, ...

- Eventos periódicos: São aqueles cuja ocorrência tem periodicidade previamente definida. Folha de pagamento, imposto sobre a renda retido na fonte, contribuições previdenciárias, ...

Cada evento possui um leiaute específico. Neste sentido, diante das várias modificações que o Sped vem causando na vida das empresas, gerir de forma adequada os documentos e informações que serão posteriormente enviados ao fisco em forma digital, é imprescindível.  Fazer um diagnóstico do panorama atual e providenciar o saneamento das dificuldades encontradas é o primeiro passo para enfrentar esta nova realidade.

Fonte: http://www.esocial.gov.br/

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