Sarandi - Como prevenir a dengue foi o destaque no programa de rádio da JCI
No último sábado, dia 06 de Fevereiro de 2016 o programa JCI Entrevista contou com a presença do Secretário de saúde de Sarandi, o Senhor Altair Ecker, falando sobre a situação do município com relação à saúde. A chefe de Vigilância Sanitária de nosso município, a Senhora Ivete Vicari, falando sobre ações relacionadas a vigilância. Também esteve presente o Dr. Gabriel Pereira de Oliveira, médico do Postão 24horas, falando sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Altair nos contou os desafios desde que assumiu em 2015 a Secretaria de saúde, bem como o que espera para o ano de 2016, salientando que em 2015, 21,59% do orçamento foi destinado para a área da saúde, ou seja, mais do que o exigido por lei. Para 2016 planeja seguir evoluindo o nível de recursos, aumentando os investimentos na área da saúde.
Ivete falou do início desde o primeiro foco de dengue ocorrido em 2000, e todas as ocorrências de sua evolução em nosso município. Estando o mosquito mais presente a partir de 2013, sendo que em 2015 começaram os focos e pessoas doentes. Sempre sendo realizadas as ações com relação aos focos, salientou diversos fatos e medidas tomadas para cada ocorrência.
Cabe ressaltar a importância de cada um com relação à limpeza de seus terrenos e o recolhimento de seus resíduos. Esta autorizado por decreto de Lei Federal os agentes adentrarem com ou sem autorização em qualquer terreno para realizar a limpeza, pois é necessário eliminar o mosquito e seus focos independente do local.
Altair ressaltou as medidas que vem sendo tomadas, e também anunciou as que vêm em andamento, como a colocação das caçambas que já estão ocorrendo. A nova campanha é “Nessa casa Dengue não entra”, onde serão visitados os munícipes, sendo contemplados com adesivo aquelas residências que colaboram com o combate a Dengue.
Também pediu o apoio sadio de toda a população para com a comunidade, até ajudando o vizinho que não esta conseguindo limpar o próprio terreno. No sábado dia 13, será o dia “D” do mutirão nacional de combate ao Aedes Aegypti, com a presença do exercito no auxilio ao combate ao mosquito.
O Dr. Gabriel ressaltou o que é Dengue, vírus Zica e febre Chikungunya. Falou sobre suas diferenças, sintomas e formas de causarem malefícios ao organismo humano. Os sintomas são os mais comuns, parecidos com várias situações rotineiras de nossa saúde, mas é necessário atenção e a procura por um médico para que este acompanhe o paciente, avaliando a evolução dos sintomas podendo realizar o melhor diagnóstico.
O Programa foi apresentado pelos membros da JCI Sarandi, Felipe Laudyr Concatto, Leonardo Portolan e Alexandre Luis Concatto.
Por Fernando Luiz Concatto
CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.