Cesurg Sarandi
Grossi Combustiveis
Follow - Liv - G8 Pub
Cresol Sarandi
  • Follow - Liv - G8 Pub
  • Cesurg Sarandi
  • Cresol Sarandi
  • Grossi Combustiveis
  • Farmácia Nossa Senhora de Fátima
  • Teloken Engenharia LTDA
  • VS Gráfica Expressa
  • Laboratório Sarandi
  • Cotrisal
  • Sicredi
  • Drággon Artigos Esportivos
  • Nina Comunicação Visual
  • Spyder
  • Stamp Personalizados
  • Bortoluzzi Odontologia
  • Restaurante 4 Ases
  • ZF Colchões Bio Magistral
  • X & Cia
  • Taura Auto Peças
  • Signomar Comércio de Bebidas
  • Barbearia 84
  • Rembecker Estruturas Metálicas
  • Casarotto Imóveis
  • Rômulo De Cezaro
  • Clínica Estética Vitallitá
  • Gostinho Della
  • Milani Corretora de Seguros
  • Home
  • Cidades
  • Sarandi
  • Sarandi - Roteiro de visita de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Nossa Senhora de Lourde do município de 07 a 27 de agosto de 2017

Siga nossa página

Sarandi - Roteiro de visita de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Nossa Senhora de Lourde do município de 07 a 27 de agosto de 2017

 

sarandi 10 08 16 copiarNucleação das comunidades para que todos possam ter oportunidade de encontrar-se com a Mãe: Nossa Senhora Aparecida, a partir desta edição será publicado texto realizado por catequizados da Catequese Paróquia Nossa Senhora de Lourdes divulgado na Rádio Sarandi que fala da História sobre aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.       sarandi 10 08 16

1717: três pescadores, uma rede e um milagre!

Foi das escuras águas do Rio Paraiba que em outubro de 1717 três pescadores retiraram a imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida a cabeça. João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixes para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro Miguel de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que à época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais. Após tentativas frustradas de pesca, os humildes servos de Deus entraram para a história da fé católica brasileira e foram os primeiros agraciados pela ação de Deus em Nossa Senhora: depois de retirada das águas e com a imagem dentro do barco, os pescadores que antes não tinham conseguido pescar sequer um peixe, conseguiram apanhar quantidade tão abundante que seu barco corria o risco de afundar. Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”.

Meu nome é Gabriela Viccari, sou Pré-Crismanda e Amo Maria!

Sobre o Jubileu

Em 2017 a aparição da imagem de Nossa Senhora completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé.

Você sabia, que em preparação para este grandioso tricentenário, além da visita do Papa Francisco, desde de 2015 imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arquidioceses por Missionários Redentoristas que levarão a cada capital do país uma imagem idêntica da Padroeira?

E você sabia, que durante a peregrinação, serão colhidos porções de terra de todas as capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil?

Meu nome é Julia Galvan, sou crismanda e Amo Maria

Os Milagres

Muitos são os milagres atribuídos a Nossa Senhora Aparecida e prova disso são as milhares de manifestações depositadas junto à Sala das Promessas ou dos Milagres e também no Museu, no Santuário Nacional. O Santuário guarda provas de dois dos milagres atribuídos à Santa e que foram reconhecidos pelo Vaticano. A corrente do escravo Zacarias, que teria fugido de uma fazenda no Paraná e foi recapturado por um capitão do mato, no Vale do Paraíba. Zacarias seria levado de volta a fazenda com correntes nas mãos e nos pés, mas no caminho, teria passado perto da Capela de Aparecida e pedido para rezar. Quando o escravo se ajoelhou diante da imagem da Santa, as correntes se romperam então ele foi libertado e considerado um homem livre.

Uma pedra com a marca da ferradura de um cavalo também está exposta no acervo no primeiro andar do museu. Em meados do século 17, um cavaleiro ateu que passava por Aparecida teria zombado da fé dos romeiros e tentado entrar na Igreja Velha a cavalo. Ele foi impedido porque a pata do animal ficou presa em uma pedra na escadaria.

Eu sou a Victória Menegol Di Domênico, sou Pré-Crismanda e Amo Maria!

RAINHA DO CÉU, MÃE DOS HOMENS: APARECIDA DO BRASIL

A figura de Maria é central no projeto da Salvação e na vida da Igreja. Cultuada em todo o mundo desde o princípio do cristianismo, a Mãe de Deus recebe no Brasil especial veneração, sobretudo pela fé sincera e arraigada do povo, que a elegeu como padroeira. Por causa das Bodas de Canaã, a festa de casamento onde tudo começou, a Mãe fez o primeiro pedido ao Filho e foi prontamente atendida. Desde então Maria passou a ser conhecida como intercessora. Como aquela que conseguiu influenciar o filho a atendesse os desejos dos convidados e aquela que pode receber as mensagens dos fiéis e encaminhá-las a Deus com grandes chances de sucesso! Por isso pede a Mãe que o Filho atende!

Meu nome é Lucas de Conto, sou pré-crismando e Amo Maria.

5. Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição.

Muitos são os significados da imagem e também do manto da Mãe Aparecida. Mas antes de falarmos sobre isso é preciso saber que a 'Santinha' que fica sob o manto de Nossa Senhora Aparecida é Nossa Senhora da Conceição. Trata-se de uma imagem feita no estilo barroco. Por isso, para quem desconhece esse fato, ela aparenta ser muito simples e até 'feia'. Porque naquela época esta era a forma de confeccionar imagens de santos. Mas quando compreendemos os significados contidos na imagem de Nossa Senhora da Conceição, a nossa visão muda. A imagem discreta demais, com menos de dois palmos, pesando pouco mais de dois quilos, não tem data exata de sua criação, mas é provável que seja entre 1650 e 1700 e que não tenha ficado mais de cinco anos perdendo tinta e acumulando lodo no fundo do Rio Paraíba, de onde foi pescada em 1717, por três pescadores. Também não se tem provas ou sequer indícios sobre a autoria da imagem esculpida em barro paulista.

Meu nome é Maria Eduarda Demarchi Lima,  sou catequizanda da Primeira Eucaristia e Amo Maria!

6. O manto e a Coroa de Aparecida

O manto de veludo e a coroa de ouro com diamantes de Nossa Senhora Aparecida foram ofertados a ela no dia 6 de novembro de 1888, pela Princesa Isabel, em sua segunda visita ao Santuário. A cor azul do seu manto simboliza o céu. Os bordados em dourado por todo o seu manto simbolizam a realeza e nos lembram que Nossa Senhora Aparecida é Rainha do Céu e da terra. A bandeira do Vaticano nos lembra que a Virgem Maria é Mãe da Igreja enquanto a bandeira do Brasil, simboliza que ela é a Padroeira do Brasil e que este país está sob sua proteção! A coroa nos lembra o quinto Mistério Glorioso que rezamos no terço: a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra. Nossa Senhora Aparecida é a Rainha do Céu e da Terra.  “E apareceu no céu um grande sinal: Uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas...” Essa visão em Apocalipse de São João contempla Maria não só como Rainha de toda a criação, mas como Mãe da Igreja. E como Mãe da Igreja, que somos todos nós, Maria é elevada e coroada no céu. A coroação de nossa Senhora só aconteceu em 08 de dezembro de

Amanhã tem mais curiosidades!

Meu nome é Isabela da Rosa, sou catequizanda da Primeira Eucaristia e Amo Maria!

7. O significado da meia lua sob os pés de Nossa Senhora Aparecida

Uma das características peculiares que definem a imagem de barro paulista encontrada a quase 300 anos, é a meia lua debaixo dos pés. Este símbolo tem dois significados profundos:

1º. A lua não brilha por si mesma, mas reflete a luz do sol. Na Iconografia cristã, o sol é Jesus Cristo. Por isso, a luz sob os pés de Maria significa que sua luz vem de Jesus e leva a Ele. Pois, se perguntarmos: 'de onde vem o brilho de Nossa Senhora'' a resposta só pode ser uma: 'de Jesus, seu filho'.

2º. A lua brilha no meio da escuridão da noite. A escuridão simboliza a humanidade pecadora e a lua simboliza a pureza e a luz. Significa que Maria, mesmo tendo nascido na humanidade pecadora, foi preservada do pecado pela graça de Deus, ou seja, ela é Imaculada (sem mancha) desde sua concepção no ventre de sua mãe, Santa Ana. Ela é a Imaculada Conceição, ela foi concebida sem o pecado original. Por isso, ela brilha como a lua, refletindo a luz do sol, que é a verdadeira fonte de vida, de luz e de calor para a nossa vida.

 Meu nome é Eloisa Alzira Muhl, sou Crismanda e Amo Maria!

8. A serpente, os anjos e a nuvem sob os pés de Nossa Senhora Aparecida

Embora seja difícil de perceber, a imagem de Nossa Senhora Aparecida traz também sob os pés da Virgem a imagem de uma serpente. Significa que Maria, sendo 'Imaculada Conceição' (Concebida sem pecado) e tendo gerado Jesus Cristo, esmagou a cabeça da serpente, como está escrito no livro do Gênesis. Em Maria começou a vitória sobre todo o Mal e esta foi concluída pela morte e ressurreição de Jesus. Ainda nos pés da imagem de Nossa Senhora, vemos uma nuvem e um anjinho barroco. Estes dois símbolos nos ensinam que a Virgem Maria está no céu, está na glória de Deus e que lá, junto de seu filho, ela intercede por nós. Por isso pedimos Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.

Meu nome é Gustavo Zanetti, sou crismando e Amo Maria!

9. As mãos de Nossa Senhora Aparecida

As mãos de Nossa Senhora Aparecida unidas na altura do coração simbolizam a oração.

Em todas as aparições da Virgem Maria, ela pede oração. Ela mesma, enquanto viveu neste mundo, foi uma mulher de oração. E agora, no céu, não cessa de rezar, intercedendo por todos nós.

As mãos de Nossa Senhora Aparecida em gesto de oração nos lembram que 'quem reza se salva’. A oração transforma vidas. E as mãos de Maria unidas na altura do peito, nos falam que a oração deve ser feita “com o coração', com sinceridade. E nos falam também que a oração cura os corações feridos.

A Virgem Maria ensina aos seus filhos a necessidade da oração e de uma relação próxima com Ele, para anunciar a todos, que Cristo é o Salvador do mundo.

Venerar a Mãe de Jesus na Igreja significa aprender dela a ser comunidade que reza. Ela nos ensina a necessidade da oração e de que mantenhamos com seu Filho uma relação constante, íntima e cheia de amor, para poder anunciar com valentia a todos os homens que ele é o Salvador do mundo.

Meu nome é Otávio Muhl, sou crismando e Amo Maria!

10. Motivação da Peregrinação

Isabel, ao saudar Maria, sabia que por trás de um simples acolhimento daquela que era sua prima havia uma magnífica obra de redenção entre os homens. Nossa Senhora Aparecida vem até nós por meio de sua Imagem Peregrina como mulher de serviço, e sua simples presença nos leva a perceber a importância da vontade de Deus.

A visita de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.

A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação porque Aquela que ‘saiu às pressas’ para ir ao encontro de sua parenta, também sai às pressas para nos defender, interceder, acolher, nos mostrar o caminho até Seu filho Jesus Cristo.

A Imagem da Mãe aparecida já está na nossa comunidade. Aproveite este tempo de graça, tempo de misericórdia, tempo de abrir o coração para a graça salvífica do Redentor.

Maria, nos faz compreender que a misericórdia, é a vivência do amor e do perdão. O papa Francisco durante sua homilia na abertura da Porta Santa em Roma pronunciou: “O Filho de Deus, que se encarnou para a nossa salvação, deu-nos a sua Mãe, que se fez peregrina conosco, sem jamais nos deixar sozinhos no caminho da nossa vida, especialmente nos momentos de incerteza e sofrimento. Maria é Mãe que perdoa e, por isso, é a Mãe do perdão. Salve Maria!”

Meu nome é Amanda da Rosa, Sou Jovem do CLJ, sou Catequista e Amo Maria.

Dia 07/08 foi Acolhida no Portal da Cidade: Responsabilidade da Catequese Paroquial, e toda a comunidade, numa caminhada até Igreja Matriz cujo encerramento com a Missa da s 9:00 horas

Dia 08/08 Durante o dia: Manhã e Tarde na Escola do Bairro Santa Catarina. A NOITE  Vila Maria, Bairro Centro e São Peregrino.

Dia 09/08 – Durante o dia, Manhã e Tarde Escola do Bairro Santa Gema. A Noite: Bairros:  Kenidy, Esperança, Sassi e Santa Rita.

Dia 10/08 – Durante o dia: Manhã e Tarde – Escola Machado. A NOITE:  os Bairros: – Santa Catarina – Santo Expedito e Jacutinga

Dia 11/08 – Durante o Dia: Escola do Bairro Vicentino – Manhã e Tarde.

A NOITE: Maria gorete – N. S. Salete e Vicentina

Dia 12/08  Durante do dia: Escola Coutinho – Manhã e Tarde. A NOITE: Beirra Campo – Papagaio – São Pedro.

Dia 13/08 – Sábado - Cescon,  São Cristóvão Sobradinho, São Marcos Pinhalzinho e N. Sra. De Fátima Sobradinho à tarde .

Dia 14/08 – Domingo –Barreirinho – N. Sra. Monte Bérico – Barra do Signor – Santa Lúcia Linha Cocho e São José Sobradinho.

Dia 15/08 – Escola do Barreirinho durante o dia.

Dias: 15/08 à noite até 21 à noite – na Matriz

Dia: 16 durante o Dia: Hospital – Patronato – Presidio – à Noite Matriz – 18h30min.

Dia: 17/08 Durante o dia APAE. Inicio do tríduo do Divino Pai Eterno -À noite Matriz – 18h30min.

Dia: 18/08 Durante o dia Lar da Menina. À Noite Matriz – 18h30min.

Dia: 20/08 – Sábado Manhã Lar do Idoso e casa da criança. À noite Matriz -18h30min.

Dia: 21/08 - Domingo do Divino Pai Eterno Todo dia na Mariz

Dia: 22/08 - À tarde: S. Paulo, Água do Angico, Sanga do Leão, S. Miguel

Dia 23/08 – À tarde: Santa Barbara, Rosário Mendes, Saúde Mendes, Sagrada Família.

Dia: 24/08 – A Noite: Santa Gema e N. Sra. Do Carmo Perau Alto.                                                  Dia 25/08 – Manhã e Tarde: Escola Aldo Conto. Dia 26/08                                                                Dia 26/08 – Manhã e Tarde: Escola Sarandi.   

Dia 27/08 – DESPEDIDA

Por Fernando Luiz Concatto

DiárioRS

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.

rodape diario novo


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

  • Drago Restaurante e Pizzaria
  • SCT Construtora e Incorporadora LTDA
  • Estação Fitness
  • Vimesq
  • Eficaz
  • Revista Spelho
  • Confecções Helenice