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Sarandi - Estudantes de Sarandi até oito anos de idade receberão atenção especial

aaa2phoca thumb l dsc 0874Através de um termo da adesão firmando entre a prefeitura de Sarandi e o Governo Federal, o município “reafirma amplia o compromisso  de alfabetizar as crianças até, no máximo, oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico” conforme texto do Termo de Adesão ao Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Para a secretária Municipal de Educação, Márcia Backmann,  esta novidade no ensino fundamental voltada para as crianças até os oito anos, complementa a iniciativa  já tomada pela Secretaria Municipal de Educação a alguns anos com o  ingresso gradual de crianças na escola aos quatro anos de idade. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa reforça as disciplinas de língua portuguesa e matemática para esses alunos.

Vinte e dois professores da rede municipal de ensino participam do programa do Governo Federal. O lançamento oficial ocorreu na noite de quarta-feira, dia 10 de abril, em ato da Secretaria Municipal de Educação com a presença dos professores, da secretária Márcia Klein Beckmann, da coordenadora do programa em Sarandi Rita Pigozzo e da orientadora Sonia Tonin.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Alfabetização

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. (José Leal/Folha da da Produçao).

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