Sarandi - Chuvas aumentam preocupação com galeria rompida
Famílias foram retiradas na sexta-feira
As fortes chuvas da semana passada, quarta-feira, dia 26 de fevereiro, causaram o rompimento parcial da galeria que corta a Rua Otávio Ribeiro. Em razão do perigo que corriam as famílias residentes próximas e algumas com as residências construídas no aterro feito para encobrir a galeria, o município solicitou a presença do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para verificaram a situação da galeria e se havia riscos para aquelas famílias. Na terça-feira, com a volta das chuvas, a preocupação aumentou pois o local ficou cheio da água e já atingia uma residência quando a prefeitura enviou uma equipe para providenciar a retirada da agua até que o problema da galeria se solucionado.
Na sexta-feira, dia 28, os bombeiros, Defesa Civil e município reuniram os moradores das proximidades da galeria para explicar qual é a real situação da galeria rompida e os riscos para essas famílias. Ficou acordado que os moradores deveria deixar suas casas temporariamente até que o problema seja solucionado.
Dez famílias estão deixando suas casas, algumas serão beneficiadas com o Aluguel Social , através de lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores. Conforme a lei, esse beneficio é concedido por um período máximo de até doze ( 12) meses, no valor máximo de 500 reais mensais.
No dia 28, o prefeito Paulo Kasper decretou Situação de Emergência Localizada em uma área específica da zona urbana. No decreto, o Executivo Municipal declara que durante as chuvas que ocorriam no dia 26 de fevereiro uma galeria de esgotamento pluvial rompeu-se parcialmente causando inundação de residência e oferecendo risco de outras inundações e além dos danos e prejuízos materiais, econômicos e sociais, ocorrem, como agravantes, o risco de desmoronamentos e erosões e ainda o comprometimento de fundações de residências situadas nas imediações. A galeria onde houve o rompimento foi construída, segundo moradores do local, a mais de 20 anos.
No dia 01 de março, técnicos de uma empresa especializada em mineração e solos realizou uma uma análise do local onde houve o rompimento e do restante da galeria para apontar uma solução para o problema.
Já há um levantamento do custo preliminar, não definitivo, da recuperação da galeria, o valor estimado para a reconstrução de cerca de 300 metros lineares de galeria está em cerca de R$.3.000.000.00(três milhões de reais) para a reconstrução da galeria entre as ruas Bortolo De Marco até a rua Abramo Vicari. (Jose Leal)
Foto - Franci Demarchi
CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.
CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.
O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.