Follow - Liv - G8 Pub
Cresol Sarandi
Cesurg Sarandi
Grossi Combustiveis
  • Cesurg Sarandi
  • Follow - Liv - G8 Pub
  • Cresol Sarandi
  • Grossi Combustiveis
  • Bortoluzzi Odontologia
  • Sicredi
  • Laboratório Sarandi
  • Taura Auto Peças
  • Gostinho Della
  • X & Cia
  • Casarotto Imóveis
  • ZF Colchões Bio Magistral
  • Stamp Personalizados
  • Clínica Estética Vitallitá
  • Cotrisal
  • Spyder
  • Signomar Comércio de Bebidas
  • Nina Comunicação Visual
  • VS Gráfica Expressa
  • Farmácia Nossa Senhora de Fátima
  • Restaurante 4 Ases
  • Rembecker Estruturas Metálicas
  • Teloken Engenharia LTDA
  • Barbearia 84
  • Drággon Artigos Esportivos
  • Rômulo De Cezaro
  • Milani Corretora de Seguros
  • Home
  • Cidades
  • Sarandi
  • Sarandi - Informe Legislativo da Câmara de Vereadores de Sarandi

Siga nossa página

Sarandi - Informe Legislativo da Câmara de Vereadores de Sarandi

 

Grande Expediente da Sessão Ordinária do dia 07 de julho de 2014

Vereador Hilário Salvatori. PDT

Lembra em abril desse ano foi o último Grande Expediente dos vereadores que estavam na Câmara e que retornou á Câmara de Vereadores depois de quatro meses , dia dois de maio, e no dia sete de julho é o primeiro Grande Expediente que se realiza desde aquela data. Agradece aos vereadores, funcionários da Câmara e amigos que na sua enfermidade lhe deram apoio e se preocuparam com sua situação quando foi acometido por uma doença, diz que o apoio e reza o ajudaram. Lembra que trinta dias após a sua saída do hospítal e retornar para exames o médico lhe disse que esperava vê-lo no estado em que estava somente após seis meses. Diz que sua recuperação foi fulminante. Coloca que o primeiro ato em que participou após deixar o hospital foi a pré inauguração de uma creche que orgulha Sarandi pois é para os pequeninos que devemos dar educação, mas, reclama que naquela ocasião, o prefeito deixou as pessoas duas horas em pé o que lhe causou problemas com seu estado de saúde por estar voltando de uma recuperação. Disse ter presenciado o prefeito mostrar revista onde Sarandi é citado pelo programa de creches os doze meses mas retala o vereador que na mesma ocasião o prefeito se contradisse ao afirmar que as crianças ficam, conforme a legislação, onze meses na creche, indaga, se são onze ou doze meses que as crianças ficam nas creches e relata Pedido de Informação feito na Câmara por que nos meses de janeiro e fevereiro não foi feito o transporte escolar para as creches. Diz ao vereador Paulo que a candidata a governadora pelo PP citou Sarandi em um debate como exemplo e indaga se a candidata não estaria faltando com a verdade ao citar o funcionamento das creches os doze meses.

Vereador Sandro Saretto-PP

Cita o início do periodo eleitoral tema de materia em jonal relatando trecho onde diz que o início da campanha põe á prova a capacidade de alguns cidadãos em relação as propostas que serão implantadas pelos candidatos, leis mais rigorosas, aperfeiçoamento do sistema de fiscalização , transperência , sempre oferecendo ao eleitor varias formas para que ele   tenha certeza do que ele quer votar. O cidadão está diante de mensagens que as vezes são muito demagogas, ele tem a condição plena de saber dicernir o cargo e os deputados que estarão com o governo no Estado e á nivel federal. O eleitor não terá no entanto, desculpa de que se sente desamparado , muitas vezes o eleitor   diz que não tem informação e acaba escolhendo   o seu candidato com essa elagação. O Tribunal da Contas da União encaminhou ao Superior Tribunal Eleitoral uma lista com os nomes que são inelegiveis e não recomendando votação. Sandro diz que essa reportagem de jornal defende que o eleitor já dispôe de vários mecanismos para poder escolher em quem votar. Comenta a Semana do Municipio , parabeniza o Executivo pela programação, varias inaugurações, atos festivos, religiosos, entregas de note books, mochilas, creche. Lembra tambem a sessão solene do Legislativo em homenagem ao município.

Vereador Glauber Kunzler-PT

Comenta sua participação na Assembléia Legislativa em Porto Alegre na Mostra dos Municipios onde Sarandi mostrou seu potencial turistico, econômico, agrícola e industrial, disse que esteve no evento representando a Câmara de Vereadores no ato que contou com a participação do Departamento de Turismo, Emater, Secretaria de Educação e sindicatos, esteve tambem no Incra tratando de problemas em assentamentos no município, como, poços artesianos e infraestrutura com recursos no valor de 250 mil reais alem de audiência com o Secretário Estadual João Motta reivindicando a liberação da segunda parcela para o novo Distrito Industrial , totalizando mais de dois milhões aplicados pelo Estado nessa obra. Parabeniza o município pelos 75 anos e comenta a programação realizada e disse não ter tido condições de participar de todos os eventos mas esteve no roteiro turístico em Ati-Açú com a participação de mais de 50 pessoas e elogia aquela comunidade pela receptividade, cultura e qualidade de vida. Cita ainda a inauguração dos ginásios esportivos nas linhas Estancado e Coxo, primeira etapa da britagem no Distrito Novo Sarandi, Coanol.

Sobre a Copa do Mundo, inicia citando frase de Luiz Felipe Escolari, “ os pessimistas criticam o vento, os otimistas esperam o vento passar e os realistas mudam a vela e fazem o barco andar” e cita os estádios construídos, melhorias realizadas, lembra os comentários sobre protestos e manifestações afirmando que o Brasil deu um banho de realidade nos pessimistas na Copa das Copas, conclui dizendo que no coração de cada jogador da seleção estava o sentimento de cada brasileiro.

Vareadora Denise Gelain-PDT

Inicia parabenizando Sarandi pelos 75 anos e pontua algumas questões que cabem ao vereador, como, a situação da galeria na Rua Otávio Ribeiro que está até hoje um buraco enorme, sem sinalização e uma situação preocupante, critica a demora e morosidade na sulução e ajuda aos moradores atingidos, diz estar havendo muito marketing e pouca ação. Sobre o distrito de Barreirinho, a vereadora do PDT , pede que o Executivo analise com bastante seriedade os pedidos feitos pela população atraves dos alunos e professores da escola daquela localidade. Diz que a Câmara foi procurada por ser a casa do povo. Na area da saúde , diz que esse setor deveria funcionar de verdade nas 24 horas, estar estruturada para tanto e não haver um limite de fichas para atendimento médico, com relaçao á medicação, disse que é necessário dar um suporte á quem precisa, caso contrário não adianta somente uma consulta, pede humanização no atendimento na saúde pública, não se refere aos funcionários, que dão o máximo de si e trabalham com qualidade, diz não receber críticas da populaçao com relação ao trabalho dos funcionários e sim sobre a sensibilização dos casos e que necessitam de um atendimento urgente, como, casos de pessoas quase sem expectativa de vida e necessitam de um atendimento urgente como em relação aos cuidados paliativos para diminuir seu sofrimento , cita o caso de um senhor ,que infelizmente acabou falecendo, que era portador de insuficiência respiratória e necessitava de um tubo de oxigênio , disse que juntamente com o vereador Leno procurram, com a família, a Secretaria da Saúde onde funcionários pediram que esse senhor de 88 anos fosse até Passo Fundo realizar alguns exames para após a Secretaria da Saúde abrir um processo judicial para um tubo de oxigênio, esse senhor, disse a veradora, acabou falecendo por não ter condições de se deslocar para outro município em busca de apoio. Pede que essas medidas paliativas já estejam encaminhas para quando houver necessidade haja a agilidade nos encaminhamentos. Sugere que cada secretaria, especialmente a secreteria da saúde, possa fazer a verdadeira gestão própria ou que alguém seja nomeado para essas funções, muitas críticas chegaram até a vereadora de que uma voluntária ,estagiária do curso de enfermagem estaria dando ordens de secretário da saúde.

Vereador Lenomar Alves de Jesus-PDT

Pede ao Executivo Municipal uma atenção especial para as estradas do interior do município que em razão das fortes chuvas muitas foram danificadas, pede condições de trabalho aos funcionários para esses serviços e cita o caso de um grupo de funcionários, próximo ao Frigorífico Aurora, onde as chuvas causaram problemas numa comunidade que a muitos anos pede solução para evitar alagamentos quando chove, disse que juntamnente com outros vereadores esteve no local e verificou novamente o problema daquela comunidade, disse que o empenho dos funcionários é grande mas lhes falta condições de trabalho. Registra sua satisfação em receber as reivindicações de um grupo de alunos da Escola Padre Manoel Gonzales de Barreirinho, elogia o sendo crítico doa estudantes e lembra que várias reivindicações já haviam sido feitas pelos vereadores, o que justifica as solicitações feitas ao Executivo. Registra criticas á Asessoria de Imprensa da prefeitura lembrando que tem participado de atos oficiais mas ele e outros vereadores são “ cortados” das fotos, diz que não precisa “ aparecer” mas se está prestigiando os eventos do município deve ser tambem respeitado, por isso, disse o vereador Leno, as vezes dá razão para vereadores que não participam de atos do Executivo pois se comparecem e não são respeitados , devem não mais comparecer. Reforça solicitação referentes ao trânsito em locais de grande risco de acidentes envolvendo crianças onde devem ser instaladas lombadas bem como abrigos na RS 404 próximo ao Bairro Santa Carina e Vicentnos onde moradores precisam aguardar transporte abrigados das intempéries. Sobre o Lotamento Novo Tempo o vereador lembra que a Câmara aprovou projeto de lei para que os contemplados pudessem ocupar as residências e o município tinha o compromisso de concluir a infraestrutura e até hoje não realizada além do fechamento de uma rua forçando os moradores a acessar por um local de dificil locomoção. Comenta a situação da galeria na Rua Otávio Ribeiro danificada em fevereiro e até hoje somente são dadas explicações e não uma solução. Na area da saúde, o vereador lembra que pelo Sistema Único de Saúde nehum cidadão pode ficar sem atedimento e critica a limitação do número de fichas para atendimento na saúde publica do município, diz que se a saúde é as 24 horas não pode haver limitaçoes, bem como a farmácia deve funcionar as 24 horas. Indaga por que das mudanças na entrega do leite, diz que algumas pessoas vão buscar esse alimemnto de taxi, indaga tambem se está sendo feito o reparo na quadra do ginásio municipal de esportes e manutenção do prédio da Casa da Cultura que está se deteriorando para evitar custos maiores mais tarde. Parabeniza Sarandi pelos 75 anos.

Vereador Paulo Colett-PP

Inicia explicando ao vereador Hilário que não houve uma pré inauguração da creche e sim um ato inaugural de funcionamento   e início do ano letivo. Sobre as creches em funcionamento os doze meses reforça que estão funcionando os dozes meses, diz que quando os pais tiram ferias, por exemplo, em agosto, nesse período ficará em casa com os filhos, e nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro quando está trabalhando ele tem onde deixar os filhos por que a creche está aberta, se a crinaça fica onze meses na creche, é por que os pais estão trabalhando, essa é a relidade, as crianças ficam onze meses e a creche fica doze meses á disposição. Sobre a galeria, diz que o vereador deve saber que um processo se dá através de licitação, há uma tramitação legal. O engenheiro teve que fazer um levantamento e ver de que maneira o problema é solucionado, três empresas verificaram a obra e não quizeram participar da recuperação, a quarta empresa fês o projeto , detectou o problema e agora está sendo feita a licitação para que seja executado o projeto, o vereador rebate as acusações de descaso ou desleixo, diz que não adianta jogar pedras em alguém que não tem a responsabilidade . Diz ver a oposição bastante agitada e preocupada, sinal de que as coisas estão indo bem segundo o vereador cintando como exemplo   a lista de reivindicações dos alunos da escola de Barreirinho, diz que o distrito foi muito beneficiado nos últimos anos , diz que a relação enviada pelos alunos é importante e deve ser estudada, mas o vereador diz esperar que a lista e o movimento realizado   não seja iniciativa de um vereador , cita um problema de transporte na Vila Esperança no inicio do ano e um vereador do PDT foi na vila e reuniu as mães com o intuito de “ bagunçar”, mas, explica o vereador Paulo, algumas mães perceberam que havia politicagem e procuraram o lider da Vila Esperança que reuniu novamente as mães e o problema foi solucionado normalmente . Quanto ás crírticas e pedidos de informação da oposição é sinal de que aquilo que não fizeram em oito anos já aconteceram entre tres e quatro anos , diz que nem tudo é perfeito mas lembra que em debate estadual Sarandi foi lembrado como exemplo em educação, isso orgulha os sarandienses .

Luiz Carlos Lucietto-PDT

Dirige o início do seu pronunciamento ao vereador Paulo Colett afirmando que as creches abrem as 07:15 minutos e as crianças são buscadas as 16 :00 horas , contrariando o que foi noticiado pela Administração Municipal. Sobre a galeria na Rua Otávio Ribeiro o vereador pedetista reclama uma solução. Fala sobre o trânsito na cidade lembrando que o Departamento Municipal de Trânsito foi criado a 16 anos e até hoje a mobilidade urbana está um caos, diz que é feita muita propaganda e poucas soluções são encontradas para os problemas. Sugere que a bancada do PP utilize o programa de rádio da Câmara para mostrar o que está sendo feito, diz que se não quizerem usar aquele espaço que deixem para o PDT. Cobra informações sobre a instalação da empresa BRF pois a Câmara aprovou o projeto a mais de um ano e o terreno não foi devolvido ao muncípio e lembra que na época a bancada do PDT votou comtra a doação do terreno. Cobra tambem respostas aos Pedidos de Informação da sua bancada, entre eles, sobre a ciclovia, até hoje não inaugurada oficialmente, diz que o municipio vendeu uma rua e ninguem ficou sabendo. Sobre os asfaltos cobra informações sobre quem está pagando ou não, sobre a ambulância na qual foram gastos 25 mil reais e mais tarde vendida por 35 mil reais o vereador tambem cobra informações.   Denuncia a contratação de uma pessoa para trabalhar duas horas semanais para receber mil e duzentos reais mensais. Destaca as entidades que esse ano estão sendo beneficiadas com recursos da Câmara de Vereadores, elogia o presidente do Legislativo Municipal e sua bancada e diz que agora só falta o envio do projeto por parte do prefeito, diz que esse recursos é publico e por isso deve ser repassado para as entidades e diz que em Flores da Cunha atitude semelhante foi tomada, afirma que o dinheiro é da Câmara e não vai ser usado para pagar contas da prefeitura. Diz que não há atendimento médico das 11:30 minutos ás 13:30 minutos e das 17:00 ás 18:30 minutos no “ Postâo”. Refere-se as colocações do vereador Paulo sobre as reivindicações dos alunos da escola de Barreirinho e cobra que o vereador do PP diga qual vereador foi até o distrito para instigar as solicitações feitas e diz que muitas delas já foram feitas pelos próprios vereadores. Indaga por que o ginásio esportivo da Vila Maria ainda não pode ser usado pelos alunos e cobra a entrada em funcionamento do britador comprado pela prefeitura.

Vereador Ozeno Picollo-PDT

Diz que está na hora de repensar as eleições para que não se repita o que ocorreu em Sarandi quando vilas são trancadas tirando a liberdade dos eleitores. Parabeniza o Governo Municipal pelas inaugurações feitas destacando o asfalto em Barreirinho, alguns ginásios esportivos nas comunidades do interior e diz manter um bom relacionamento com o Governo Municipal, ao contrário de alguns vereadores que somente criticam ao inves de agradecer, lembra as criticas feitas á criação do cargo de diretor na Câmara, função que sempre existiu segundo o vereador. Critica o uso de recursos públicos da Câmara para processo contra o ex-prefeito Nicola. Relata obras do ex-prefeito e recursos deixados , como, para o pagamento do asfaltamento da Avenida Expedicionário, para a segunda etapa da Casa da Cultura, para a conclusão do Centro Tecnológico bem como o Posto de Saúde da Vila Kennedy que tambem estava pronto. O vereador tambem relata que o dinheiro para o Posto de Saúde de Beira Campo tambem estava na conta da prefeitura deixado pelo ex-prefeito Nicola, mais cem mil reais para compra de medicamentos, diz que o terreno onde se instalaria a Embaré foi adquirido pelo ex-prefeito e agora os lotes estão sendo vendidos alem dos loteamentos Primeiro de Maio e Vicentinos, outro terreno, ao lado da Escola Milton Alves de Suza, foi deixado pago pelo ex-prefeito do PDT que gastava 42 por cento do orçamento com a folha da pagamento e agora são gastos mais de 51 por cento. Ozeno cobra uma solução para a galeria da Rua Otávio Ribeiro. Parabeniza o presidente da Câmara pela iniciativa de repassar recursos do Legislativo para várias entidades. Em aparte o vereador Lenomar refere-se á galeria dizendo que toda a comunidade está cobrando e não somente os moradores prejudicados e diz que várias conquistas do passado não são lembradas pelos vereadores da situação. Ozeno coloca que as suas críticas e cobranças são com o objetivo de contribuir com a administração e com o prefeito Paulo pois o único elo de ligação que a população tem com a administração é a Câmara de Vereadores onde os debates devem ficar apenas na esfera politica , não levados para o âmbito pessoal.

Vereador Clodoaldo de Quadros – PSC

Cumprimenta Sarandi pelo aniversário e diz que fês questão de estar na maioria dos atos da Semana do Município , pede desculpas aos moradores da Vila Santa Catarina por não ter participado da inauguração do Posto de Saúde pois foi informado que aquele ato havia sido transferido.   Disse ter participado das comemorações sem olhar o aspecto político e sim por ser representante do povo e representar a Câmara de Vereadores alem de presenciar os sarandienses sendo beneficiados. Agradece o reconhecimento da comunidade ás duas sessões solenes realizadas pelo Legislativo com o plenário lotado bem como pelo programa Informe Legislativo onde as bancadas estão mostrando suas atuações, mais um trabalho diferenciado nesse ano de 2014 como uma melhor divulgação e transparência, uma forma de melhor aproximar os vereadores com a comunidade. Quanto ao documento dos alunos da escola de Barreirinho disse ter encontrado uma das professoras comunicando a ida até a Câmara e disse que seriam muito bem recdebidas bem como os alunos, o presidente do Legislativo disse não ver nehhum problema em receber os alunos e as reivindicações daquele distrito, elogia a iniciativa dos alunos em conhecer a Câmara pois está sempre com as portas abertas para toda a comunidade. Mostra noticia publicada sobre a Câmara de Vereadores da Flores da Cunha onde a Câmara de Vereadores daquele município está repassando recursos do seu orçamento para várias entidades , como está sendo feito pela Câmara de Sarandi e disse que a contrariedade de alguns a essa atitude é superada pelos elogios da comunidade. Lembra os beneficios que receberão os meninos do Patronato, as meninas do Lar da Menina e da Apae. O presidente do Legislativo diz que a Câmara está fazendo a indicação de recursos tranquilamente e com satisfação para que todas sejam reconhecidas, disse ter colocado ao prefeito Paulo que a Câmara está também aberta se necessário para indicaçao de recurso do Legislativo para obras da prefeitura. Clodoaldo reforça o que afirmou durante a campanha política que faria um trabalho social e isso não deixará da fazer de maneira nenhuma pois é uma atutude constitucional, diz que se tivesse algum familiar com alguma necessidade especial ficaria muito agradecido com quem o ajudasse.

Vereador João Carlos da Silva Alves-PP

Lembra as inaugurações realizadas na Semana do Município e refere-se á creche no Bairro Vicentinos, ginásios poliesportivos na Linha Coxo e Estancado, segunda etapa do asfalto no distrito de Barreirjnho, obra essa segundo o vereador, vai ser indigesta para algumas pessoas do proprio distrito que disseram que essa obra não seria realizada , disse que o ex-vereador Tales Signor sentiu-se ofendido e lutou com mais afinco para que o asfalto fosse realizado como   ocorreu, o vereadopr João Carlos elogia o ex-vereador que mesmo sem cargo continua lutando pelo distrito e anuncia outra verba no valor de 270 mil reais para mais uma etapa do asfaltamento. Relata a entrega de note books para os alunos das escolas municipais, o que alguns membros da oposiçâo não acreditavam que sertiam entregues alem de cinco peças de uniforme para esse alunos, fato inédito em Sarandi nesse volume, uma das mais belas obras do município acabando com a discriminação entre os alunos da rede municipal.

Comenta as colocações do vereador Ozeno e rebate a afirmação de que no governo do ex-prefeito Nicola a folha de pagamento era de 42 por cento do orçamento do municipio, recorda que muitos funcionários eram contratados através de cooperativa e não constavam na folha da pagamento e hoje estão todos com processo judicial contra a prefeitura . Sobre o posto de saúde da Vila Kennedy o vereador do PP diz que nunca foi dito que foi construído pela administração do PP mas quem colocou em funcionamento foi o governo Cardozo e Kasper. Quanto ao “ Postâo 24 horas” diz que se há falha no atendimento é em poucas horas mas houve uma grande ampliação no atendimento. Diz que uma grande obra do ex-prefeito Nicola foi o Plano de Carreira mas não estava incluido nos 42 por cento da folha da pagamento por que quem pagou foi o ex-prefeito Cardozo pois Nicola pagou somente dois meses de 2008, novembro e dezembro. O vereador lembra que o ex-prefeito do PDT tambem “ vendeu” no último ano de mandato a folha da pagamento por cinco anos para o Banrisul por mais de 800 mil reais e usou o recurso para pagamento de compromissos da sua administração, fala tambem que o ex-prefeito “recolheu” três milhões para pagamento á RGE mas não efetuou esse pagamento. Diz que acusações devem ser feitas com provas documentais. Em aparte, o vereador Lenomar diz que prestigiou a maioria dos eventos da Semana do Município onde o ex-prefeito Cardozo tambem foi convidado mas o ex-prefeito Nilcola não, como no caso do posto de saúde da Vila Kennedy onde Nicola não foi convidado,diz que são usados dois pesos e duas medidas. Sobre a RGE Lenomar diz que o ex-prefeito Nicola estava defendendo o interesse do contribuinte pois a empresa estaria cobrando algo que não era correto. O vereador João Carlos Alves diz que o ex-prefeito Cardozo foi convidado pois a maioria das obras inauguradas foram iniciadas na sua administração. (Jose Leal/AI).

00a0a0ed

DiárioRS

CLIQUE AQUIcurta a Fan Page do site e fique por dentro das notícias da região

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

  • Confecções Helenice
  • Estação Fitness
  • Eficaz
  • Drago Restaurante e Pizzaria
  • Vimesq
  • Revista Spelho
  • SCT Construtora e Incorporadora LTDA