Sarandi - Direitos dos trabalhadores e empregadores e prevenção de acidentes foi tema de encontro em Sarandi
Com a presença de Nevton Nomberrg, Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado (MTE) cerca de 50 empresários estiveram em encontro na Câmara de Vereadores de Sarandi na manhã de sábado, 26, para tratar de assuntos relativos a segurança no trabalho, direitos dos trabalhadores e empregadores.
Um dos motivos da convocação para o encontro foi o setor da construção civil. O superintendente do MTE repetiu várias vezes que a intenção do Ministério é prevenir fatos como já ocorrido e que resultou na morte de um trabalhador.
Na reunião estavam representantes do setor têxtil, mobiliário, construção civil, alimentos, bebidas, cooperativas, sindicato de empregados, do setor metalúrgico e prestação de serviços. Para o superintendente do MTE o encontro tinha a finalidade também de “ dialogar para coletivamente encontrar soluções sem atrapalhar o crescimento de Sarandi”. Nevton Nomberrg , ao ser indagado por um empresário sobre as constantes mudanças na legislação trabalhista e as dificuldades em se adaptar rapidamente, disse que tem orientado os auditores para “analisar cada situação de forma individual e com menor rigidez “. Outra dúvida dos empresários é quanto á terceirização de mão-de-obra, Nevton disse que o objetivo do Ministério é criar e manter postos de trabalho e admitiu dificuldades em padronizar a fiscalização pois, disse “os auditores interpretam a legislação de formas diferentes”.
O presidente da Acisar, Eleandro Milani, mostrou-se preocupado com as altas taxas de contribuição além da legislação rígida e indaga ao superintendente do Ministério do Trabalho o que pode ser feito para que não haja intervenção em obras e prevenir que empresas parem de funcionar sem que os empresários tenham um tempo para se adaptar. Outra dúvida dos empresários é sobre o chamado “banco de horas", Nevton Bomberrg esclareceu que para esses casos deve haver um acordo envolvendo funcionário, empresa e sindicado e homologação no Ministério do Trabalho.
Ao final da reunião o Superintendente do Ministério do Trabalho e o presidente da Acisar avaliaram a reunião. Ouça o áudio abaixo. (Jose Leal).
CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.
CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.
O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.