Chini Centro Auditivo
Cresol Sarandi
Cesurg Sarandi
Grossi Combustiveis
  • Cesurg Sarandi
  • Chini Centro Auditivo
  • Grossi Combustiveis
  • Cresol Sarandi
  • Home
  • Colunistas
  • Adriano Kaufmann

Sarandi: O 9 de março contado pelos próprios investidores

 

Já era noite de domingo (08) quando surgiram os primeiros alertas de que o dia 09 de março de 2020 seria histórico para as operações das bolsas de valores. A faísca para essa explosão surgiu quando a Rússia não aceitou a proposta da Opep de reduzir a produção para tentar conter a queda dos preços do petróleo causada pelo Coronavírus. Tal rejeição causou insatisfação da Arábia Saudita que respondeu aumentando sua produção. Com mais produto, os preços despencaram nos mercados. Durante o domingo já deu para ter noção do impacto quando os preços do petróleo começaram a apresentar quedas significativas que variam de 20% a mais de 30% nas primeiras medições.Os barris ficaram abaixo de US$ 30. Os investidores brasileiros foram repousar com a certeza de que teriam uma segunda-feira traumática para os seus investimentos já posicionados.

Quando as operações foram abertas às 10 horas da manhã, já foi possível ver o tamanho do estrago, sendo que às 10:31, a bolsa brasileira chegou aos 10% de queda e o circuit breaker foi acionado, interrompendo as operações por meia hora. Ao reabrir o cenário não mudou muito e na última hora antes do fechamento houve uma aceleração na queda, fechando com perdas de 12,17%.

Como os investidores de Sarandi e da região viram o 09 de março? 

Com a palavra, os investidores:

 

Investidor Fábio Guarnieri:

"O dia 09 de março de 2020 vai ficar marcado na memória dos que operam na bolsa de valores, seja diretamente ou através de fundos. Para quem opera visando o curto prazo o menos recomendável é vender as ações, realizando o prejuízo, já para quem opera no longo prazo o dia foi de grandes oportunidades de comprar ativos a um preço menor, visando lucrar quando os ativos recuperarem o valor. Um dia como esse gera muita preocupação e em alguns casos desespero de muitas pessoas que perderam altas somas de dinheiro, mas o melhor de tudo é seguir a estratégia que foi traçada no início. Particularmente para mim o dia de hoje, 09/03, foi um dia de realizar mais alguns aportes, diminuindo o preço médio de algumas ações que possuo e adicionando outras. O investidor tem que ter em mente que a bolsa de valores é uma modalidade de investimento com maior volatilidade e também com possibilidade de maior rentabilidade que outros investimentos. Apesar do pânico generalizado, onde muitos investidores venderam suas ações com prejuízo consegui manter minha estratégia de investimentos que é para o longo prazo, com objetivo previdenciário."

 

Investidor Jones Soares:

"O que vimos hoje envolve várias questões econômicas que estão em jogo. Também é uma adequação exacerbada de números virtuais e não reais".

 

Investidor anônimo:

"Foi uma sequência de dias complicados. Teve a queda de mais de 9% nos dois dias anteriores de operações. Parecia que tínhamos chegado ao fundo do poço, como dizemos. Porém no domingo veio essa surpresa da queda estrondosa do petróleo. As posições que eu tinha acabei mantendo para evitar realizar as perdas. Mas em quedas abrupas como as que aconteceram nessa segunda também nos oferecem oportunidades, em especial, para quem tem recursos disponíveis."



O colunista também vai deixar o seu comentário:

Investidor Adriano Kaufmann:

Investir é como adquirir um eletrodoméstico numa loja. A gente compra quando tá na promoção. Mas quando é a melhor promoção? Eis a questão central! Partindo desse princípio, o dia de ontem pode ser considerado uma "liquidação fantástica", em que os ativos financeiros estavam uma barbada. Mas parecia que na semana anterior também era o melhor momento. Porém é importante ressaltar que você já tem outros eletrodomésticos em casa e estes passaram a ficar muito, mas muito desvalorizados. Essa analogia serve para ilustrar de forma mais popular que em momentos de queda também se abrem oportunidades de aquisições de ativos (aplicações), embora os ativos que você já tem na carteira estão te dando aquela dor de cabeça. Resgatar (vender) esses ativos, nem pensar, pois você estaria concretizando a perda. Nesses momentos, NÃO FAZER NADA já é fazer alguma coisa”.

acoes mercado bolsa baixa queda

Fonte da imagem: https://tnonline.uol.com.br/noticias/cotidiano/67,490290,09,03,bolsa-interrompe-negocios-apos-queda-de-10-e-panico-nos-mercados

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.