Cesurg Sarandi
Follow - Liv - G8 Pub
Grossi Combustiveis
Cresol Sarandi
  • Cesurg Sarandi
  • Cresol Sarandi
  • Follow - Liv - G8 Pub
  • Grossi Combustiveis

Siga nossa página

Fim da aposentadoria especial dos deputados do RS

 

Foi pauta em abril, aqui na minha coluna, o projeto que colocava fim à aposentadoria especial para os deputados estaduais do Rio Grande do Sul. Entendendo a vontade popular de que era necessário adequar-se às condições financeiras em que o nosso Estado se encontrava, em fevereiro, um projeto de lei de autoria da Deputada Estadual Any Ortiz (PPS) propôs a extinção da lei que criou o Plano de Seguridade Social dos Parlamentares, a qual proporcionava aos deputados a aposentadoria especial. Vale ressaltar que Any Ortiz também foi a criadora do projeto que extinguiu a pensão vitalícia para governadores do Rio Grande do Sul, sendo José Ivo Sartori o último beneficiado.

            Na época, Any explicou pra gente que "o Plano de Seguridade Social dos Parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi criado pela Lei Complementar 14.163/2014 e diz que os Deputados com 36 anos de mandato e com idade de 60 anos terão direito a receber a aposentadoria integral, ou seja, o mesmo subsídio do deputado no mandato, enquanto o INSS assegura no máximo R$ 5.645,00 para o trabalhador. Além disso, existe ainda a possibilidade de o Parlamentar requerer a aposentadoria proporcional ao tempo de mandato, onde cada ano corresponde a 1/35 do salário de deputado estadual. Por exemplo, com dois mandatos, o deputado já recebe mais do que o teto pago pelo INSS. Pela lei, o deputado que adere ao plano contribui com cerca de 13% e a Assembleia Legislativa com o dobro deste percentual, ou seja, 26%".

            Na sessão dessa terça, 03 de setembro, finalmente o projeto entrou na pauta de votação e foi aprovado pela unanimidade dos presentes, com 50 votos. Mais uma vez foi demonstrado que a Assembleia Legislativa vem cooperando com projetos de interesse da sociedade, bem como vem evidenciando uma capacidade de diálogo em torno de assuntos importantes.

            Entramos em contato com a deputada logo após a aprovação do seu projeto e ela nos relatou a sua satisfação:

            “Estou muito feliz pela aprovação do meu projeto. Desde fevereiro, quando apresentei ele, tivemos a oportunidade de debatê-lo na Assembleia Legislativa. Agradeço ao apoio da Casa, bem como dos gaúchos. Foi uma grande vitória no combate aos privilégios”.

 aposentados rs

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.