Cresol Sarandi
Follow - Liv - G8 Pub
Grossi Combustiveis
Cesurg Sarandi
  • Cresol Sarandi
  • Grossi Combustiveis
  • Cesurg Sarandi
  • Follow - Liv - G8 Pub
  • Home
  • Colunistas
  • José Leal
  • Sarandi - Leia a Coluna "Sarandi em Fatos" da última semana

Siga nossa página

Sarandi - Leia a Coluna "Sarandi em Fatos" da última semana

jornal21

Leitor

O  leitor Juliano de Oliveira envia essa recado ao colunista."sempre acompanho teus comentários  sobre vários  acontecimentos. Li sobre a herança que o novo prefeito vai assumir da ciclovia. A hora que tu puder, escreve algo sobre a casa de cultura. Que é outra obra que o prefeito vai receber ainda parada. E teria que ser feito algo, uma campanha, pois as pessoas só vão  ter noção da importância  daquele espaço, quando ele estiver pronto. O quanto vai desenvolver Sarandi culturalmente com um teatro a disposição para grandes espetáculos. É uma bandeira que não só o pessoal da cultura levanta, mas muitos empresários também acham necessário aquele espaço. E como tua opinião é lida pela comunidade inteira e como jornalista tu tem um poder grande em enfatizar coisas como esta, poderia contribuir muito.

Um abraço, e sucesso"!

 

Leitor II

A preocupação do leitor Juliano de Oliveira é compreensível pois se trata de uma obra enorme e importante para todos os aspectos da cultura de Sarandi que carece de um local como aquele.  O setor cultural em Sarandi tem sido movimentado nos últimos anos, nesse aspecto merece elogios mesmo que não tenha sido a contento de todos mas agradar a todos nem Jesus conseguiu. A obra da Casa da Cultura  teve, segundo comentários a alguns anos, problemas estruturais e recebeu reparos. Agora, feitas essas correções, se realmente elas existiram, é necessária a sua conclusão pois o município  necessita daquele espaço que concluído  será um verdadeiro centro de cultura.

ARENA

O colunista entrevistou Cibele Bumbel Baginski, a estudante de Direito que está recriando a Arena como partido político. (leia nessa edição).  Em alguns momentos da entrevista ela demonstra certa desconhecimento  político  e chega a afirmar que gostaria de contar com o PP como aliado por ser um partido “ que tem historia”.  Mostra desconhecer que o atual PP já foi  Arena, PDS, e PPR.

Secretariado

O anúncio de iniciar o governo somente com seis secretários causou surpresa ontem quando o prefeito Paulo Kasper divulgou quem inicia com ele na administração.  Quatro secretários que  concluíram o mandato de Cardozo não foram chamados, isso poderá ocorrer confirme a casa for colocada em ordem, principalmente financeira. A agricultura deverá ficar com o PT. As demais, habitação, desenvolvimento e planejamento ainda não tem nomes definidos. Alguns dos secretários que não foram chamados poderão voltar, mas nem todos.  Permanecem no primeiro escalão da administração  o PP, PSC, PT  e o PMDB.  As voltas mais prováveis são dos atuais titulares das secretarias da Regularização Fundiária, Desenvolvimento e Habitação. Alguns desses poderão retornar mas em outras secretarias. O desempenho de alguns secretários já chamados poderá resultar em trocas ainda antes do meio do ano. Dizem por aí.

Secretariado II

Não há omelete sem quebrar ovos, e, portanto, o prefeito Kasper terá que quebrar ovos para compor sua equipe de trabalho. Enfrentará descontentes.  Não há lugar para todos na prefeitura. Um critério que pode ser usado é avaliar como foi o trabalho na campanha eleitoral.  Uma eleição se vence com trabalho e empenho. Quem esteve ausente pode ser “ esquecido” e  terá apenas o direito de espernear. Isso serve também para o Legislativo.

Confraternização

A comemoração após a posse do prefeito, vice e vereadores realizada no dia 31 no Grêmio Aquático deixou muitos descontentes.  Muitos queixosos reclamaram do esquecimento . Em rede social havia até ameaça de deixar de “colaborar” como aconteceu na eleição passada. Outros reclamaram terem mostrado a cara e saído ás ruas na campanha eleitoral e foram esquecidos  no momento da festa. Há quem reclama de que até adversários na última campanha foram convidados.   

Diplomação

Tranquilidade e tom conciliador , assim foi o pronunciamento da juíza Andréia dos Santos Rossatto na diplomação dos eleitos em Sarandi.  Entrevistada, a juíza classificou a eleição como tranquila, contrariando muitos que aguardavam criticas á forma como se desenrolou a campanha eleitoral em Sarandi, aqueles que buscaram vincular tudo o que acontecia de ruim antes da eleição como ato político partidário.

Posse

A posse dos eleitos marcou também a eleição da mesa diretora do Legislativo Municipal para 2013. O vereador Jonka, PP, preside esse ano. Para os próximos anos ainda não há definições. O vereador Glauber Kunzler deverá assumir a presidência um ano. Restam quatro nomes para dois mandatos. Uma solução seria diminuir o tempo de cada mandato, assim todos os vereadores da bancada da situação assumiriam a presidência. Indícios de que o inicio de legislatura não será tão pacífico como era esperado. A composição da mesa diretora anunciada no dia da posse poderá também sofrer alteração.

Posse II

Empossados e devidamente confirmados como vereadores, os onze nomes que passam a compor a Câmara Municipal tem pela frente um eleitorado mais exigente que em todas as legislaturas anteriores. Promessas de campanha serão cobradas . Houve quem  prometeu acabar com as diárias, transmitir as sessões pela radio,  reduzir os salários dos vereadores, entre outras promessas. Estaremos acompanhando e cobraremos essas promessas dos seus autores.

Transparência

O presidente da Câmara de Vereadores, Jonka, disse na manha de quarta-feira em entrevista á Radio Sarandi que facilitará o acesso da população aos dados do Legislativo  obedecendo a chamada Lei da  Transparência que obriga os órgãos públicos a permitir acesso através da internet a todas as informações necessárias, principalmente a aplicação dos recursos públicos, salários, diárias, gastos , despesas e receitas.

Por José Leal

DiárioRS

Sugestões e críticas e-mail:    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para comentários clique no campo abaixo e escreva.

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.