Cesurg Sarandi
Grossi Combustiveis
Cresol Sarandi
Follow - Liv - G8 Pub
  • Cesurg Sarandi
  • Grossi Combustiveis
  • Follow - Liv - G8 Pub
  • Cresol Sarandi
  • Home
  • Colunistas
  • José Leal
  • Sarandi - Leia a Coluna "Sarandi em Fatos" desta semana

Siga nossa página

Sarandi - Leia a Coluna "Sarandi em Fatos" desta semana

jornal21

Prevenção I

Importante a reunião  realizada na manhã de ontem, dia 30, na prefeitura com os proprietários das duas casas noturnas de Sarandi. Os proprietários  mostraram tranquilidade ao afirmar que os dois estabelecimentos estão cumprindo as normas de segurança.  Numa dessas casas de shows há duas portas de emergência.

PrevençãoII

A Administração Municipal esta alerta  pois mesmo que seja em proporções menores, caso ocorra algum incidente no interior de um desses locais, a vida de pessoas pode estar em perigo.  Essa foi a primeira reunião. Outras serão realizadas com responsáveis por clubes, salões comunitários e lugares emprestados ou alugados para promoções com grande público.

Prevenção III

Essas casas de shows devem obedecer a regras pré estabelecidas antes de entrarem em funcionamento.  Mas há outros locais que não tem  os mesmos cuidados por parte dos responsáveis. Muitos locais são alugados para promoções, bailes e outros eventos mas não se observa nenhum cuidado com a segurança dos frequentadores.  Entre esses locais estão até salões comunitários que em alguns eventos recebem publico muito acima da capacidade. Nesses lugares há pouca probabilidade de um incêndio mas há sempre o perigo de um tumulto generalizado ou outro fato que gere confusão e necessidade de fuga imediata . Isso acontecendo, estaria criada uma situação de perigo sem nenhuma prevenção.

Segurança

Na tragédia ocorrida em Santa Maria, boa parte das mortes ocorreu pelo despreparo dos seguranças que impediam a saída das pessoas do local em chamas.  Em Sarandi em eventos de maior concentração de público também se percebe a presença de “ seguranças” contratados. É mais uma atividade a ser analisada pelas autoridades responsáveis pela área da segurança.  Ela  só pode ser exercida por pessoa preparada e com o aval da Policia Federal.  Fica a sugestão.  Fiscalizar é preciso.

Tragédia

Aproveitando o trágico acidente da boate que pegou fogo em  Santa Maria, no Rio Grande do Sul, cibercriminosos têm distribuídos mensagens mal intencionadas em e-mails. Eles tiram proveito da curiosidade dos internautas que clicam em links que, mostrariam vídeos do momento da tragédia.O endereço contém um arquivo das supostas imagens que, na verdade, não passam de vírus que se instalam no computador para roubar senhas e arquivos pessoais. Esses dados são usados pelos criminosos para cometer fraudes em contas bancárias. A primeira mensagem do tipo foi verificada na manhã de segunda-feira, e trazia o título "Vídeo mostra momento exato da tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul. 
O alerta foi feito pela empresa de segurança Kapersky que  pediu aténção também nas  redes sociais. Segundo ela, sites como o Facebook são conhecidos pela rápida disseminação de conteúdo entre os usuários, inclusive de links maliciosos.A recomendação é de que os usuários desconfiem e mantenham cautela com links oferecendo supostos vídeos e fotos, em maioria com manchetes sensacionalistas.

Secretários

A demora na nomeação do restante do secretariado por parte do prefeito Paulo Kasper tem gerado uma infinidade de boatos. Alguns deles justificados pela nomeação de alguns secretários e a não confirmação de outros titulares das pastas ainda vagas. Mesmo que o prefeito tenha anunciado que não  completaria o primeiro escalão  nos dois primeiros meses, a não indicação de alguns prováveis secretários aguçou o interesse de alguns que partiram  para a fábrica de boatos e de lá saíram com farto  estoque e adiantaram-se em procurar possíveis indicados mas ainda não chamados  propondo  mudança  de posição política.

Cópias

A internet e redes sociais são ferramentas importantes e necessárias nos dias de hoje e instrumentos utilizados no meio jornalístico.  O jornalismo, mesmo que exercido por pessoas  sem formação acadêmica, tem regras a serem seguidas por quem tem ética e profissionalismo. Virou moda em Sarandi e na região copiar notícias de outras fontes ou  portais  e alem de não citar a autoria ou fonte, as vezes mudam algumas palavras para disfarçar a copia ou  exageram na manchete para obter acessos. Morte vira assassinato sem uma prova, brigas comuns e ocorrências  policais de pouca gravidade viram escândalos nas manchetes. A internet permite esse tipo de vulgarização.

Bombeiro

Importantes as informações  do encarregado pelo caminhão de combate a incêndio de Sarandi, Ricardo Sanvido  sobre  algumas necessidades para melhorar esse serviço. Reclama a falta de mascaras e equipamentos com oxigênio e mais hidrantes na cidade. Hoje são 17 hidrantes em funcionamento. Solicitação já foi feita á Corsan local.

Chuva

A falta de chuva nas ultimas semana preocupava agricultores e lideranças  rurais. Até ontem não havia chovido o suficiente nos últimos 20 dias para evitar prejuízos á soja. É preocupante.  Novas mobilização  de agricultores poderão ocorre em frente aos bancos.

Diárias

O corte de diárias na prefeitura decretado pelo prefeito Paulo Kasper e pelo vice Grando repercutiram positivamente.  Muitos sugerem que essa medida seja estendida por mais tempo e outros  indagam por que não é dotada também no Legislativo Municipal.

Frase

Não sou dinheiro. Por isso não preciso que  todos gostem de mim.

Por José Leal/ Folha da Produção

DiárioRS

Sugestões e críticas e-mail:        Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.