Cesurg Sarandi
Grossi Combustiveis
Follow - Liv - G8 Pub
Cresol Sarandi
  • Cesurg Sarandi
  • Follow - Liv - G8 Pub
  • Grossi Combustiveis
  • Cresol Sarandi

O bebê nasceu! E me diga onde está o Casal??

00121cegonha 3Essa é uma pergunta que muitos casais se fazem, por mais que muitas vezes elas aparecem na mais profunda escuridão da alma e que ninguém nem sonha que já chegou pensar, nem mesmo seu parceiro.

Sim, a chegada de um filho é motivo de grande alegria. Não discordo disso, bem pelo contrário, incentivo os casais que se preparem mesmo para esse momento mágico. O que sugiro é que você se pergunte, Onde está o Casal?

Todas atenções se voltam a sua chegada, muitas expectativas permeiam esse momento, o que poucos casais revelam, e na maioria das vezes não o fazem por culpa ou vergonha, é que junto disso, muitas mudanças acontecem no relacionamento do casal. Por mais que os filhos sejam bem planejados, a rotina fica diferente, exige mais responsabilidade e tanto o homem como a mulher recebem novas funções – que incluem fraldas, banhos, amamentação, noites ao claro.

Nesse momento a vida conjugal precisa de atenção e diálogo para evitar desgastes e aproveitar as descobertas da nova fase. Na prática clínica e nos grupos de Escola de Pais, percebo que um dos maiores baques da maternidade no casamento é a forma como muitos pais lidam com as novas tarefas, uma vez que a mãe assume um papel natural de cuidadora, a falta de colaboração dos pais é a queixa principal.

Sim, tem a parcela das mamães que não dão espaço pra esse pai entrar na relação e fazem de tudo, mesmo que sem perceber, para que o pai acredite que realmente ele não leva jeito nenhum para cuidar daquele Ser tão frágil e delicado.

E ninguém está livre de passar por uma turbulência com essa mudança toda de rotina, até mesmo os casais que contam com uma parceria afinada estão sujeitos a dificuldades e precisam de uma reformulação.

briga casal mae nao dorme

Sem falar que é inevitável que afetem a vida sexual e o romantismo do casal. Aquele jantar a dois no sábado à noite pode não existir e o tempo livre também é escasso. Tudo isso torna o relacionamento previsível e todos sabemos que a previsibilidade é inimiga do desejo, no entanto, a saúde do casamento vai depender de como o casal se reorganiza com o filho.

É preciso que ambos enxerguem o homem e a mulher além do papel de pai e mãe.

Pois é, parece uma sugestão esdrúxula, de tão óbvia, mas acredite, muita gente esquece completamente disso: Arrumar um tempo para o casal, dizer que tem saudades, valorizar a presença de cada um, colocar o filho para dormir em um quarto separado desde o início, investir na relação conjugal e conversar são boas dicas para manter a saúde conjugal.

Se ainda assim perceber desarmonia, não hesite buscar ajuda profissional, um terapeuta de casal pode te ajudar a superar essa turbulência, seja na modalidade individual ou de casal. E não esqueça a maneira como se relacionam influencia diretamente na educação de seus filhos!

Por Marciele Magalhães

Psicóloga Clínica

Terapeuta de Casal e Família

DiárioRS

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre às notícias da região.

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.