Chini Centro Auditivo
Cesurg Sarandi
Grossi Combustiveis
Cresol Sarandi
  • Grossi Combustiveis
  • Cresol Sarandi
  • Cesurg Sarandi
  • Chini Centro Auditivo
  • Home
  • Colunistas
  • Valeria R. Cenci
  • Futebol - No 2° turno, quem tem culhão segue na luta! Por Matheus H. Assumpção

Siga nossa página

Futebol - No 2° turno, quem tem culhão segue na luta! Por Matheus H. Assumpção

 

Com o término do 1° turno do campeonato brasileiro algumas avaliações começam a surgir com mais intensidade. Passadas 19 rodadas incompletas na sua totalidade, o Cruzeiro segue líder com 40 pontos, alcançando 10 pontos de diferença para o primeiro time fora do g4 (podendo chegar a 7 pontos caso o Internacional vença seu jogo atrasado). Uma bela diferença na corrida pelas vagas na Libertadores de 2014. O campeão simbólico do 1° turno é o principal candidato ao título, pela obviedade dos pontos até aqui alcançados, e sobretudo, pelo futebol que vem apresentando. O Cruzeiro possui um elenco com boas reposições , e o fator casa está sendo fundamental na campanha (26 pontos conquistados no Mineirão).

Na sequência do campeonato após enfrentar o Goiás em Goiânia, recebe Botafogo e Atlético PR, rivais diretos pelo título no momento. Enfrentamentos difíceis que a turma que vem colada na tabela está de olho. Cruzeiro. Botafogo, Grêmio e Internacional dão a crer que serão os clubes que almejam e tem condições de brigar pelo título. O Corinthians tem um futebol estranho, com números reduzidos, enfim, tem um futebol mais apropriado para Copas do que campeonatos, e o Atlético PR segue a boa fase, que ainda gera alguma desconfiança para o restante do campeonato.

Lembrando que Coritiba e Vitória já tiveram essa boa fase e hoje estão fora da briga. Nesse mês de Setembro os jogos serão em um intervalo de tempo menor, e ao seu final, teremos a Copa do Brasil para cinco, dos seis clubes que disputam o g4, apenas o líder Cruzeiro folgará, e poderá tirar alguma vantagem da situação, com foco total no brasileirão, que no momento, tá no colo. A dupla grenal venceu seus jogos fáceis no sábado. Mais cedo, em Campinas, o Inter visitou a Ponte Preta em estado desesperador, e com uma boa virada, somou sua segunda vitória consecutiva, para começar a pegar embalo. Juan, que falhou bisonhamente no gol da Ponte, empatou logo após o lance, com D'alessandro e Scocco fechando o placar (os gringos colorados somam 13 gols na competição).

16d767ea19f58856c8dd0bCom duas boas vitórias, o Inter espanta a ‘empatite’, e volta a figurar como candidato ao g4 e título. Com 30 pontos (15 em casa e 15 fora) o Inter teve momentos distintos no 1° turno. Após alcançar a vice liderança da competição na 8° rodada, marchou com a derrota para o Naútico no Recife, na chance de manter-se bem colocado na tabela antes do grenal. Após 6 empates seguidos, alguns bem emocionantes como contra Botafogo e Goiás, parece que a sorte volta a estar do lado colorado, que perdeu pontos preciosos, por vezes sem merecer. Segue sendo o Inter o time que menos perdeu (duas vezes), comandado por D'alessandro, até aqui um dos melhores jogadores do campeonato.

As seguidas frustrações com os empates até iniciaram uma certa expectativa quanto ao futebol do Inter. É óbvio que o time é qualificado e tem culhão para estar na briga pelo título, o que dificulta, contudo, é a ausência do Beira Rio (manjado, mas é preciso frisar). Resta aguardar se Novo Hamburgo será fator casa para o Inter brigar pelo título ou vaga na libertadores. Para isso acontecer, tem que aumentar o aproveitamento dos jogos como mandante. Já o Grêmio também tinha um jogo fácil pela frente, mas tratou de dificultá-lo. Depois de um 1° tempo fraco, a volta do intervalo fez valer o ingresso, ao menos em emoção.

96949879 lDepois de abrir dois gols de vantagem, o time gremista bateu cabeça e conseguiu deixar a Portuguesa empatar. A situação só melhorou quando o árbitro assinalou um pênalti inexistente, seguido de duas expulsões da lusa. O jogo gerou polêmica nas redes sociais, inclusive com jornalistas de renome tuitando algumas bobagens em relação à compra de arbitragem ou favorecimento ao Grêmio (só podem estar de brincadeira com favorecimento ao Grêmio!). Renato adotou o 3-5-2 como esquema titular e não vai trocá-lo, mesmo com as seguidas partidas com atuações fracas. Os resultados estão sendo positivos, mas com algumas equipes modestas. Aliás, a lista de equipes modestas termina no meio de semana com o Naútico no Recife, e após, só volta a ter um jogo teoricamente fácil na 27° rodada. É uma sequência que o time precisa abrir o olho, e jogar melhor futebol. Contudo, firmando-se no g4, certamente terminará o campeonato brigando pelo título, porque a tabela é ‘favorável’ teoricamente da metade adiante. Em tempo, para isso acontecer falta futebol ao Grêmio, principalmente em casa, onde tem vencido alguns jogos sofríveis, pela falta de um meio campo criativo, empanturrado de volantes à frente de 3 zagueiros (que contra a Portuguesa, em casa, não necessita). O São Paulo é o time grande mais preocupado nesse encerramento de turno. Caminha, mas a passos curtíssimos.

Náutico, Ponte Preta e Portuguesa, por serem clubes pequenos, já começaram o campeonato habilitados ao rebaixamento, e até agora só estão confirmando as previsões. Atlético MG, Flamengo e Fluminense seguem com um futebolzinho medíocre, e vão lutar apenas pra permanecer na série A, assim como os baianos do Bahia e Vitória. Essas cinco equipes são aquelas que incomodam os líderes, tirando-lhes, por vezes, pontos que lhe são necessários conquistar fora de casa para seguir na briga. Pra fechar, Seedorf, D'alessandro, Alex e Zé Roberto são os destaques desse turno, por serem os cérebros de suas equipes, unindo maturidade e muita qualidade, sendo bem superiores aos demais, principalmente pelo papel de liderança, que é visível para quem acompanha os jogos.

 Boa semana pra todos os Gaúchos, tchê!

Por: Matheus Henrique Assumpção 

Apoio:

draggon

Draggon Artigos Esportivos, Br 386 KM 132em Sarandi.

Fone:  54 3361 2088

E-mail:                       Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Visite nossa página na Internet: http://www.draggon.com.br/

DiárioRS

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique por dentro das notícias da região.

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.