Cesurg Sarandi
  • Cresol Sarandi
  • Entretenimento
  • Curiosidades

Nasa descobre 2 planetas com condições de vida orbitando uma estrela-anã

02165923785356Nos últimos meses, a Nasa tem feito diversas descobertas pelo espaço afora que podem mostrar que não estamos tão sozinhos quanto imaginamos. A mais recente descoberta inclui 100 novos exoplanetas, sendo que ao menos 2 deles teriam condições de dar suporte à vida. A notícia ruim é que eles estão a 181 anos-luz de distância...

A estrela anã-vermelha K2-72 fica na constelação de Aquário e é orbitada por 4 planetas. Dois deles são os que poderiam ter algum tipo de vida, de acordo com os cientistas. Todos esses planetas seriam rochosos e teriam órbitas muito próximas da estrela – algo que não afeta muita coisa, já que sua temperatura é menor e permite que ao menos em 2 a vida se desenvolvesse.

Os 4 planetas seriam de 20 a 50% maiores que a Terra e teriam órbitas menores que a de Mercúrio. Entretanto, o fato de ser uma estrela menor faz com que a água pudesse existir em estado líquido, sendo uma das condições primordiais para a vida como conhecemos na Terra.

Foi sem querer querendo

Os pesquisadores comemoram as novas descobertas por elas terem sido praticamente acidentais: em 2012, problemas no telescópio Kepler impediram que ele se estabilizasse na missão inicial. Entretanto, uma engenhosa resolução da Nasa resolveu o problema e fez com que o telescópio tivesse um escopo de observação mais amplo do espaço.

Através disso, vários planetas circundando estrelas-anãs estão sendo descobertos. Com mais planetas descobertos, maior a chance de algum deles possuir as pré-condições necessárias à vida, de acordo com os cientistas. “O Kepler mostrou fortes sinais de que há uma abundância de planetas, especialmente bem pequenos em torno das chamadas estrelas menores, como a anã-vermelha”, disse o astrônomo Ian Crossfield.

O coro é ampliado pelo cientista Steve Howell, que está por trás desse projeto de descobertas, e acredita que essa lista abundantes de novos exoplanetas validam a missão do Kepler e estão trazendo inúmeros planetas interessantes a serem estudados no futuro. A próxima etapa é usar o telescópio James Webb para analisar esses planetas mais bacanudos.

Steve Howell

Por Mega Curioso

DiárioRS

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.

rodape diario novo 05 12 15

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.