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O processo de Coaching trabalha o presente e define ações para o futuro. Por Marcia M. De Zorzi Tártaro. Confira

Life Coach  & Personal Professional Coach  - Marcia M. De Zorzi Tártaro. 

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Coach licenciada e membro da  Sociedade Brasileira de Coaching.

Cópia de imagemA mente, esta funciona sob a idéia linear do tempo – passado, presente e futuro. E todas ordens de problemas surgem quando, por algum desequilíbrio, ela, a mente, opta por viver mais no passado, gerando angústia, ou opta por viver mais no futuro, gerando ansiedade. Neste último caso ainda, o presente nada mais é do que um degrau para algo que só existirá no futuro. A propósito, é bem assim que tenho vivido.

Pois bem, no fundo sabemos que o passado não existe mais, passou, ficaram somente as lembranças para nortearem nossas ações daqui pra frente. Da mesma forma, o futuro não existe ainda, mas nem nunca existirá. O futuro é futuro, e como o passado, só existe em nossa mente.

O que existe de fato é apenas e tão somente o AGORA, ou PRESENTE. E quando, com algum esforço, nos desprendemos da mente com suas “neuras”, acabamos parando naquela circunstância eterna, a única que existe de fato, no AGORA. O principal ponto a ser observado é essa dualidade que existe em nós. Qualquer um que pratique a meditação sabe disso. Qualquer um pode, com um mínimo de concentração, observar sua mente tagarelando pensamentos. Não pratico meditação mas sempre percebi isso em mim. Essa dualidade mais facilmente perceptível quando dizemos coisas semelhantes a: “Eu preciso me controlar”. É como se uma primeira instância de nós (Eu preciso) se relacionasse com outra (me controlar).

Uma sugestão interessante é fazer atividades cotidianas com total atenção ao momento. Como por exemplo, subir uma escada, lentamente, degrau por degrau, se concentrando em cada passo, “estando” de fato, no presente, sentindo o momento. Numa situação dessas, passado e futuro desaparece. Apenas existimos.

O que mais surpreende nisso tudo é a elucidação de situações que nós todos vivemos, através deste ponto de vista ao mesmo tempo tão antigo e tão novo. Por exemplo àquela pessoa que vive atormentada com seus problemas. É a mente dela que se atormenta com os problemas. Mas a pessoa se identifica e se concentra tanto em sua mente que sente que ela é aquele tormento. Bom, isso pode acontecer com qualquer um e não é lá muito difícil de resolver, melhorando a visão de mundo da pessoa. O inusitado aqui, é que se alguém chegar para a pessoa e aconselhá-la a se desprender de seu raciocínio, observando seus próprios pensamentos desesperados, ela certamente optará por não fazê-lo já que o desprendimento significa para o seu ego, a morte. Quem já sentiu depressão sabe bem que é possível, em certos momentos, sentir prazer em estar triste! Nesses momentos a alegria alheia é simplesmente insignificante e não nos diz nada. Preferimos permanecer triste porque construímos nosso ego sobre aquele sistema mental de tristeza e desesperança. E negá-lo, a partir de certo ponto, significa a morte para o ego.

Enfim, o assunto é profundo e tenho até dificuldade de explaná-lo de forma mais clara. Definitivamente a mente humana é um universo à parte deste universo físico. O slogan socrático – Conhece-te a ti mesmo – é sempre atual e para esta humanidade alienada de si mesma, se faz urgente.

AS ESTRATÉGIAS DO FUNCIONAMENTO  DO COACHING SÃO:

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1ª Estratégia - Desenvolva um foco claro:

Isso se faz através do estabelecimento de metas diárias, semanais, a curto, médio e longo prazo. O córtex pré-frontal, entre outras atividades, faz planejar. Se não planeja, preocupa-se. Vamos dar metas para substituir preocupações inúteis. O Coach senta com o cliente (Coachee) e  ajuda a escrever no papel suas metas. Essas metas precisam seguir regras claras: elas necessitam ser da pessoa, ser alcançáveis, datadas, ecológicas (isto é, não podem ferir a lógica nem causar danos a si ou terceiros) e precisam possuir um programa passo-a- passo detalhado para a execução. A primeira ferramenta a ser usada e a "roda da vida"( uma ferramenta de coaching), onde se avalia as diferentes áreas da vida da pessoa que precisam de cuidados. Isso inclui os relacionamentos, o trabalho/escola, o manejo financeiro, o autocuidado, a espiritualidade e outros.

 2ª Estratégia - Concentrar-se no que gosta e não no que não gosta:

O cérebro não lida com o “não", por isso se você pensar no que não quer, vai consegui-lo! Pense no que quer, canalize suas energias e entusiasmo na busca de metas excitantes. Não podemos bloquear o fluxo de energia de alguém com TDAH, mas podemos canalizá-lo! Esse vai ser um grande desafio, já que a tendência neurológica de focalizar os aspectos negativos dos projetos está sempre à espreita. Mas com bastante treino, tudo se consegue.

 3ª Estratégia - Organize-se e procure ajuda de terceiros:

Separe tempo extra, esvazie a agenda (isso deixa tempo extra) , dê prioridade a poucos projetos, marque prazos com bastante antecedência, carregue uma agenda com no máximo seis compromissos diários distribuídos por ordem de importância, use agendas e despertadores, divida tarefas grandes em micrometas, delegue e faça as tarefas mais incômodas primeiro. Segundo Brian Tracy, um coach internacional, “coma o sapo gelado no café da manhã".

 4ª Estratégia -  Pratique Neurobiofeedback e Meditação

 5ª Estratégia -  Pare de ser o estimulante de alguém:

Fale calmamente, se começar a sair do controle, vá ao banheiro ou vá tomar um cafezinho. Use o humor para acalmar os ânimos. Seja um bom ouvinte, pois tem uma boca e dois ouvidos. Quando tiver a tentação de interromper ou terminar a frase do interlocutor, conte até 10. Mesmo que tenha uma resposta pronta, peça tempo para pensar a respeito de qualquer coisa.

 6ª Estratégia - Considere o uso de medicamento para o córtex pré-frontal.

 7ª Estratégia: Alimente o seu córtex pré-frontal com os alimentos corretos:

Invista nas proteínas (carnes magras, ovos, queijos magros, nozes , legumes, atum, frango, peixe,), suplementação de omega 3, e reduza os carboidratos.

 8ª estratégia: Pratique Exercícios Físicos Aeróbicos:

Eles liberam neurotransmissores importantes e fazem bem ao coração e à memória!

Brian Tracy diz que “prêmios extraordinários vão para quem tem performance extraordinária; prêmios médios vão para quem tem performance mediana; prêmios abaixo da média, insegurança e falha, vão para quem tem performance abaixo da média”. Por prêmios, Brian se refere ao todo, não somente ao dinheiro. Muita gente acaba medindo o sucesso pela conta bancária, ou pelo que espera receber... e isso, é um erro típico de quem não é profissional....

Todo o treinamento tem roteiro desenvolvido com exclusividade pelo Coach (profissional) a seu Coachee (cliente) na área desejada ou identificada para o processo de Coaching horizontal ou vertical, aplicados em uma metodologia efetiva comprovada por mais de 5.000 coaches. 

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