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Sarandi - Educação municipal em alto desenvolvimento.

 

É o que mostra o IFDM: Índice firjan de desenvolvimento municipal

Gestores da Educação Municipal comemoram a evolução mostrada no índice e estabelecem ações para continuar evoluindo.

Terça-feira, 10 de julho, data significativa para a Educação Municipal. Momento em que as Direções das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Sarandi e Equipe da Secretaria Municipal de Educação, reuniram-se para analisar e comemorar resultados apresentados pelo IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal na área da Educação.

Os gráficos mostram a evolução da Educação de 2005 a 2016, em que Sarandi aparece com Desenvolvimento Moderado de 2005 a 2012. Em 2013 e 2014 passou para Alto Desenvolvimento, em 2015 Moderado e em 2016 passou novamente para Alto Desenvolvimento.

Na Educação, os principais critérios avaliados são os números de matrículas na Educação Infantil, abandono no Ensino Fundamental, distorção idade-ano escolar no Ensino Fundamental, docentes com Ensino Superior e resultado do IDEB no Ensino Fundamental.

A partir da análise dos dados, a Equipe Gestora da Educação Municipal (Direções das escolas e equipe da SME), realizou avaliação das ações desenvolvidas que geraram a elevação dos índices, bem como estabeleceu estratégias para o segundo semestre, a fim de alcançar as metas projetadas no início do ano letivo e continuar evoluindo.

Na Educação Infantil, foram criadas 569 (quinhentas e sessenta e nove) novas vagas. Neste ano de 2018, no início do período letivo estavam matriculadas 931 crianças, número que vai se elevar a partir do segundo semestre, pois a partir da conclusão das obras de reformas e ampliações nas EMEIs, novas turmas serão criadas e mais crianças serão agregadas às turmas existentes com a contratação de mais profissionais.

Foi estabelecido o COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL com a garantia do acesso, da permanência e da aprendizagem com qualidade das crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino, implementando ações para isso e entre as ações prioritárias estabelecidas, estão sendo efetivadas: busca por pais participativos, professores e funcionários empenhados em obter os melhores resultados e alunos motivados, disciplinados e protagonistas pelo seu próprio processo de aprendizagem, através da promoção de uma educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, nas suas singularidades e diversidades.

Programas foram criados, implantados e em pleno desenvolvimento: NIAE (Núcleo Integrado de Apoio à Educação); SIMGEV (Sistema Municipal de Gerenciamento da Demanda e da Oferta de Vagas na Educação Infantil/Creche) com a criação da Central Única de Vagas; SAEMPS (Sistema de Avaliação e Acompanhamento da Educação Pública Municipal de Sarandi); PROMEQ (Programa Municipal por Uma Educação de Qualidade) com a formação continuada permanente dos professores da rede Municipal de Ensino e auxiliares da Educação Infantil e PEA (Projeto Especial de Ação) projetos desenvolvidos nas escolas com foco na aprendizagem.

Programas de Incentivo ao acesso, permanência e aprendizagem oferecidos: Kits Uniformes e Mochilas Escolares, Café da Manhã na Escola, Almoçando na Escola (EMEF Maria Fortunata Armanini), Material Escolar, Espaços Lúdicos e Recreativos; Computadores nas salas de aula (um por aluno), Lousa Interativa, Ambientes Climatizados, Festival Interescolar da Canção; Municipalito Escolar, Feira do Livro, entre outros.

O último programa a ser criado e com a implantação programada para o segundo semestre, com aula inaugural no dia 31 de julho é o PAE (Programa de Aceleração de Estudos) que vai corrigir a distorção idade-ano escolar.

Pensando em espaços mais amplos para os alunos, foi lançada a Pedra Fundamental para construção de uma nova Escola de Ensino Fundamental no Bairro Vicentinos.

A aquisição de terreno para ampliação da EMEI Vó Adélia, está em fase de negociação, para criação de novas turmas de Educação Infantil.

Para a Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Educação, Professora Márcia Beckmann, a tendência é que a Educação Municipal de Sarandi continue evoluindo nos próximos anos diante dos projetos e programas estruturantes desenvolvidos e projetados. É importante que cada município olhe para a sua realidade para analisar quais indicadores geraram evolução e quais indicadores bloquearam a evolução e com isso, estabelecer estratégias de ação em relação aos problemas.

“O essencial não deve ser a competição e ou comparação entre municípios, devido ao contexto diferenciado de cada um, mas a análise da ocorrência ou não de evolução para mensurar a eficiência das ações”, salienta a Coordenadora Profª Márcia Beckmann.

 

espaco vo adelia

 

Joel de Brito - AIP

 


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