Cesurg Sarandi
Chini Centro Auditivo
Cresol Sarandi
Grossi Combustiveis
  • Grossi Combustiveis
  • Cresol Sarandi
  • Chini Centro Auditivo
  • Cesurg Sarandi
  • VS Gráfica Expressa
  • Teloken Engenharia LTDA
  • Fornari Advogados Associados
  • X & Cia
  • Cotrisal
  • Barbearia 84
  • Master Informática
  • Taura Auto Peças
  • Consórcio Sarandi
  • Dec´s
  • Rembecker Estruturas Metálicas
  • Drággon Artigos Esportivos
  • Casarotto Imóveis
  • Laboratório Sarandi
  • Milani Corretora de Seguros
  • Signomar Comércio de Bebidas
  • Clínica Estética Vitallitá
  • Gostinho Della
  • Farmácia Nossa Senhora de Fátima
  • PróVida
  • Home
  • Notícias
  • Sarandi - Comunidade homenageia Padre João em sua despedida de pároco

Sarandi - Comunidade homenageia Padre João em sua despedida de pároco

Despedida com uma Santa Missa e confraternização com participação de centenas  pessoas

unnamed 5Depois de 10 anos como Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Sarandi ,na noite de 1º de fevereiro de 2015, na Igreja Matriz lotada ,foi realizado uma Santa Missa de despedida do Pe João Granzotto que na próxima semana vai estar trabalhando na Paróquia no Munícipio de Encantado, onde  trabalhou  há 45 anos atrás  quando voltou de missão dos Estados Unidos. A celebração iniciou com uma procissão com os coroinhas, ministros e padres João Granzotto, Jonas Donazzolo, Anselmo Cristofoli e Augustinho Sopelsa.na liturgia o Conselho Pastoral e os Cantos os Jovens do Cursilho Jovem, Jovens Scalabrinianos. As homenagens na Igreja Matriz , aconteceram com cartazes e pronunciamentos sempre enaltecendo  crescimento da Paróquia nos trabalhos de evangelização em ,e continuaram no salão Paroquial com a presença de lideranças das Pastorais que homenagearam  com presentes,placas e no final foi realizado uma confraternização compartilhada onde cada um trouxe um prato com aliemento.

Mensagem Padre João

A mensagem que eu deixo é esta. A vida passa. Tudo perece menos o bem que fazemos. Coloquemos sempre Deus em primeiro lugar.Aproveitamos todas as coisas boas da vida, sempre colocando Deus em primeiro lugar, istoé, sempre que aparece uma obrigaçou algo bom espiritualmente falando, primeiro a obrigação religiosa depois tudo o resto,então seremos grandes também na Eternidade,parto alegre com a consciência de ter comprido a missão e sentido para deixar tantos amigos  em Sarandi finalizou Pe João.

HISTÓRICO DA PASSAGEM DO PADRE JOÃO GRANZOTO POR  SARANDI

Cheguei em Sarandi na primeira metade de fevereiro. Fui muito bem acolhido com um churrasco organizado e participado pelo CAE. No dia 3 de março celebramos o meu aniversário e foi feita uma homenagem, onde fui recepcionado como pároco. O salão estava lotado na janta. Cheio de entusiasmo e de ardor apostólico organizei um curso bíblico para umas pessoas. Junto com o Pe. Augustino, meu ajudante, organizamos o primeiro congresso eucarístico paroquial de Sarandi de 23 a 30 de outubro. O congresso foi precedido por uma longa preparação. A preparação foi aberta no dia primeiro de junho, festa do Bem-aventurado João Batista Scalabrini, fundador dos padres scalabrinianos. O padre João, junto com o padre Augustino compuseram 17 encontros a serem realizados cada qual na sua família. 2.550 famílias se inscreveram e receberam o material. No ano seguinte foram preparados outros encontros para serem executados em família. Não teve o mesmo entusiasmo. No dia 23 de outubro foi aberta a semana do congresso com um culto em cada comunidade da paróquia. Durante a semana cada família devia escolher uma hora para passá-la diante do Santíssimo. No interior todas as famílias aderiram, na cidade apenas a maioria. No dia 30 com uma missa solene na praça foi celebrada uma missa campal com a participação de aproximadamente três mil pessoas. Foi feito um lindo carro alegórico que com o Santíssimo percorreu as principais ruas da cidade.

Em 2006 foi feito o segundo ano eucarístico, também, com o mesmo número de encontros. Não houve o mesmo entusiasmo, mas foi bom. Organizei dois retiros de jovens dum dia em duas comunidades diferentes: Barreirinhos e Cescon. Em Barreirinho participaram 120 jovens e em Cescon 93 jovens. Quem me ajudou muito nesses encontros foi a zelosa Irmã Zenaide. Em ambos os encontros a avaliação foi de que o retiro foi ótimo e serviu para um bom crescimento espiritual.

Organizei também a evangelização ecumênica nas escolas tendo por base a bíblia. Consistia nas segundas feiras em cada sala de aula nos primeiros cinco minutos havia a leitura dum texto bíblico com a devida explicação, uma reflexão dum minuto em que cada um dizia a Jesus em seu coração se aceitaria de viver aquela proposta ou não. Um Pai Nosso de mãos dadas em seguida começava a aula. Visitei todas as salas de aula de todas as escolas. Fiz o primeiro exemplo e encarreguei em cada sala de aula um aluno para conduzir a celebração da quinta série ao terceiro ano do segundo grau. No primeiro ano foi um sucesso. Nos outros anos na maioria das escolas caiu o interesse.

Em 2007 foi realizado o ano bíblico com encontros mensais, os textos foram compostos por mim. Consistiam na leitura dum texto bíblico com a devida explicação, esclarecimento dum ponto de religião e umas orações. Cada família fazia o seu encontro nos moldes do ano eucarístico. O encerramento foi no dia de ação de graças com o descerramento dum monumento à bíblia na praça.  Umas 4.500 pessoas participaram da missa de ação de graças.

Em 2008 recebemos um reforço, o padre Genoir Pieta. Nesse ano passei a atender as pessoas com problemas psicológicos no seminário de Guaporé primeiro um dia por mês e depois dois dias porque as pessoas aumentaram muito. Em Sarandi, desde que cheguei atendo todas as sextas feiras de manhã e de tarde e no sábado só de manhã.  Comecei dar atenção aos acampados e também formei uma equipe para fazer casamentos comunitários nas vilas e bairros.

Em 2009 houve uma ordenação sacerdotal dum filho desta terra o padre Jefferson Bariviera que fizera os estudos teológicos nas Filipinas, o estágio na Austrália e foi enviado como missionário nos Estados Unidos. Uma Irmã religiosa Maristela Ganassini também fez os seus votos perpétuos. Ela pertence a congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.

Em 2010 no dia 14 de fevereiro foi rezada a primeira missa no segundo domingo dando início a novena perpétua do Divino Pai Eterno na missa das 9 horas. Todos os segundos domingos de cada mês a missa é celebrada e transmitida pela rádio. No terceiro domingo de agosto foi feita a primeira romaria do Divino Pai Eterno. No mês seguinte foi começada a novena perpétua com missa todas as quartas feiras às l8,30. A participação é boa. Em quase todas as paróquias por onde passei fundei romarias para que o povo possa manifestar a sua devoção, buscar forças e crescer espiritualmente. No dia 28 de novembro fizemos o primeiro retiro de casais do Bom Pastor. São os casais da segunda união que não podem mais casar. Todos os anos fazemos esses encontros. Esses casais se sentem valorizados.

Em 2011 fizemos casamentos comunitários de 17 casais que já viviam juntos e que desejavam regularizar sua situação. Foi feita a devida preparação. Todos trabalham no frigorífico Aurora. O frigorífico preparou a festa e nós a parte espiritual. Foi uma cerimônia muito bonita. Repercutiu bem. Saiu até na RBS TV. Além desses casamentos comunitários foram feitos também em três bairros com boa participação. Nesse ano iniciamos tardes de retiros para os grupos da terceira idade. Aqueles que participaram acharam os retiros muito proveitosos. Esses retiros se repetem todos os anos.

Em 2012 o padre Augustino celebrou o jubileu sacerdotal de 50 anos na terra dele e em Sarandi com grande participação do povo. Ele é muitíssimo bem quisto e considerado um santo. O padre Anselmo Cristofori  veio nos ajudar. Tivemos a inauguração da pintura interna da igreja. Custou muito, mas ficou lindíssima. O piso também foi colocado novo assim como o som.

Em 2013 não houve nada de novo criado por mim. Continuaram as iniciativas dos outros anos. Em 2014 celebrei os meus 50 anos de sacerdócio com muito sucesso em Sarandi, em Serafina Corrêa, em Guaporé e em Campos Novos. Recebi a notícia que serei transferido no próximo ano, pois já passou duma ano minha estadia legal aqui que havia sido prolongada para que pudesse celebrar meu jubileu sacerdotal. Desde que cheguei em Sarandi passei a atender nas sextas feiras e no sábado de manhã as pessoas com problemas, muita gente me procura e continuei atender em Guaporé desde 2008, 4 vezes por ano por dois dias.

Em julho de 2014 recebi duas grandes graças que iluminaram minha vida e trouxeram uma nova alegria ao coração. Lendo o livro ‘O leão que ruge ao longo do caminho’ do Frei Elias Vella, recebi uma iluminação divina e consegui me livrar dum defeito que me atormentava há muitos anos. Escutando uma palestra do Ironi num CD consegui alcançar uma graça considerada impossível, o que me trouxe muita alegria na vida, conjugada com o pensamento positivo. Realmente, na segunda metade de 2014 minha vida adquiriu uma alegria interior invejável.

 Só coloquei as coisas que surgiram por iniciativa ou que tiveram uma boa participação minha sem a qual as coisas não teriam acontecido e não as ordinárias.

Por Fernando Luiz Concatto

DiárioRS

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre às notícias da região.


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

  • Confecções Helenice
  • SCT Construtora e Incorporadora LTDA
  • Eficaz
  • Drago Restaurante e Pizzaria
  • Revista Spelho
  • Estação Fitness