Cresol Sarandi
Grossi Combustiveis
Chini Centro Auditivo
Cesurg Sarandi
  • Cresol Sarandi
  • Cesurg Sarandi
  • Chini Centro Auditivo
  • Grossi Combustiveis
  • Gostinho Della
  • Dec´s
  • Consórcio Sarandi
  • Fornari Advogados Associados
  • Farmácia Nossa Senhora de Fátima
  • Barbearia 84
  • Signomar Comércio de Bebidas
  • Laboratório Sarandi
  • Casarotto Imóveis
  • Milani Corretora de Seguros
  • Cotrisal
  • Clínica Estética Vitallitá
  • PróVida
  • Rembecker Estruturas Metálicas
  • Taura Auto Peças
  • X & Cia
  • Master Informática
  • Teloken Engenharia LTDA
  • VS Gráfica Expressa
  • Drággon Artigos Esportivos
  • Home
  • Notícias
  • Sarandi - SME lança projeto pioneiro em Sarandi: Programa municipal por uma educação de qualidade - PROMEQ

Sarandi - SME lança projeto pioneiro em Sarandi: Programa municipal por uma educação de qualidade - PROMEQ

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela)

O Poder Público Municipal de Sarandi, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o lançamento oficial do Programa Municipal por Uma Educação de Qualidade, PROMEQ, o ato ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2015, nas dependências do salão de atos da UPF, campus Sarandi. Trata-se de mais uma significativa realização na área da Educação e tem como objetivo maior de melhorar a qualidade da educação municipal.

Participaram do ato solene o prefeito municipal Paulo Kasper, o presidente do Legislativo, Lenomar Alves de Jesus, os vereadores: Sandro Saretto, Glauber Kunzler e Norma Schu Ewerling, ainda a secretária municipal de educação, Beatriz Gehlen, os secretários de administração e planejamento, Altair Ecker e Sidnei Piccini, respectivamente, o diretor da UPF, campus Sarandi, Gilberto Colli, além da equipe da SME e as equipes diretivas e professores das escolas municipais de Sarandi, beneficiários desta importante ação educacional.

Conheça o Projeto

O professor, além de ter um papel importantíssimo como transmissor de informações e conhecimento, é figura fundamental no processo de desenvolvimento de crianças e jovens, é ele, o professor, que molda o caráter, que estimula valores e prepara os estudantes para a vida depois da escola.

A Administração Municipal de Sarandi, através da Secretaria Municipal de Educação, vem realizando diversas ações benéficas que primam pela efetiva aprendizagem de seus alunos e o constante aperfeiçoamento de professores, ação esta, que já vem sendo considerada, juntamente com a formação inicial, uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação. Através deste projeto, todos os professores da rede municipal de ensino irão realizar uma formação ao longo do ano de 2015, sendo que cada um receberá como incentivo, uma bolsa educacional no valor de R$350,00 mensais.  

Com a infraestrutura das escolas melhorada e ampliada, é o momento de ampliar os projetos desenvolvidos.  A escola está desempenhando vários e novos papéis na sociedade atual, que está sempre em constante mutação, e o professor tem um papel central nesta transformação. É ele o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos alunos. O professor precisa também estar preparado para os novos e crescentes desafios desta geração que nunca esteve tão em contato com novas tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento, como a internet, atualmente. Razão pela qual as escolas foram equipadas com as tecnologias, bem como alunos e professores (Notebooks e Lousa Digital).

O PROGRAMA MUNICIPAL POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, foi instituído pela Administração Municipal de Sarandi, com  a finalidade de garantir a todos os Professores Efetivos da Rede Municipal de Ensino, a formação em serviço, proporcionando a esses profissionais, momentos de reflexão e troca de conhecimentos, a fim de aprimorar suas habilidades e competências para a sua evolução enquanto pessoas, cidadãos e gestores de um determinado espaço escolar.

No cenário atual, a educação em geral necessita da existência de professores pesquisadores dispostos a desafios, que busquem formas diversificadas e renovadas de leitura e compreensão de suas realidades a fim de buscar a transformação da mesma, dentro de uma visão crítica, criativa, inovadora e capaz de diálogo. Construindo e produzindo conhecimentos, o professor proporciona instrumentos e espaços adequados que possibilitam a construção do conhecimento também por seus alunos.

Presente na ocasião, o diretor da UPF, campus Sarandi, Gilberto Colli, reiterou a forte parceria que a instituição de ensino tem com o Poder Público Municipal, sendo que ambos já desenvolveram diversos projetos na área educacional e de inclusão social. Disse ainda que tal projeto vem ao encontro com o atual cenário educacional em Sarandi, que segundo Colli, está cada vez melhor e com mais qualidade. “A formação continuada de nossos professores é fundamental parar que os alunos recebam o maior nível de ensino possível. Parabenizo a secretaria municipal de educação e o Poder Executivo num todo, que por mais uma vez concretizam um grande projeto”, disse Colli, que finalizou relatando os grandes projetos que a UPF quer realizar em Sarandi.

A secretária municipal de educação, professora Beatriz Gehlen, cumprimentou a todos e afirmou que a Administração Municipal, através da SME, realizou ao longo dos últimos anos, grandes e desafiadores projetos na educação municipal, todos felizmente com êxito, fazendo de Sarandi destaque a nível nacional, tanto na gestão Cardozo-Kasper, quando na gestão Kasper-Grando. Beatriz ainda fez uma menção aos principais projetos idealizados pela SME, que tiveram e tem por objetivo proporcionar ambientes favoráveis para os professores e alunos, buscando assegurar o direito das crianças e jovens uma educação de qualidade. “A educação pública de Sarandi, passou por grandes mudanças nos últimos anos, e conquistamos, através de muito trabalho, a possibilidade de reorganizar e otimizar os espaços escolares, renovação dos equipamentos e mobiliários das escolas, a climatização das salas de aulas, as tecnologias nas escolas de ensino fundamental, com os kits de lousas digitais, os notebooks entregues aos alunos e professores, os uniformes e materiais escolares distribuídos, a alimentação escolar de qualidade e saudável e a renovação da frota de transporte escolar, são ações realizadas pelo município e que fazem parte do projeto da SME, a fim de proporcionar ambientes favoráveis aos alunos e professores. Juntos vamos iniciar uma nova fase da educação municipal, cujo o quadro é formado por profissionais comprometidos, engajados e competentes,”, disse Beatriz.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lenomar Alves de Jesus, relatou que tal projeto foi apreciado e aprovado por unanimidade, pois segundo Leno, os vereadores entenderam que é necessário realizar o investimento pessoal nos professores do município, pois são eles que promovem a educação, o civismo e a inclusão social. “Tenho certeza que o desafio de todos vocês professores, é muito grande, mas que através de muito empenho e trabalho, vocês irão aproveitar esse importante projeto e utilizar as novas técnicas de ensino nas salas de aula, qualificando assim a qualidade de ensino de Sarandi. Projetos dessa natureza sempre terão nosso apoio e nossa admiração”, disse Lenomar, parabenizando o Executivo pela elaboração do projeto e colocando o Legislativo à disposição da comunidade.

Por sua vez o prefeito Paulo Kasper, após cumprimentar os presentes, relatou de sua alegria em poder estar, de maneira efetiva, executando este importante projeto educacional que visa beneficiar todos os professores efetivos da rede municipal de ensino. O líder do Executivo agradeceu o apreço com que a Câmara de Vereadores analisou e aprovou o projeto e afirmou que o mesmo só foi criado, após longos meses de estudo e de trabalho por parte da equipe da secretaria municipal de educação.  Kasper ainda mencionou que no começo deste ano, a administração municipal realizou a pintura e melhorias em todas as escolas municipais, tendo um investimento de aproximadamente R$350.000,00. “Todos os investimentos feitos desde o ano de 2009, tiveram por objetivo facilitar o processo ensino-aprendizagem, nosso grande sonho sempre foi oferecer as melhores condições possíveis aos nossos alunos e professores, os principais atores, para atingirmos a excelência na educação. Eu agradeço o forte trabalho de todos os professores, pois nada adiantaria ter grandes projetos e não contar com profissionais capacitados para desempenhá-los. Nossos alunos são destaque porque os professores são exemplares”, disse o prefeito Kasper, que finalizou dizendo que a gestão Kasper-Grando continuará realizando grandes projetos educacionais até o final de seu governo.

Após o espaço de manifestações, ocorreu o ato Simbólico de entrega dos Cadernos de Registros, sendo que todas as direções e professores da rede municipal de ensino receberam o material.

Finalizando o importante ato solene, os professores e as autoridades assistiram uma explanação sobre o Programa Municipal por Uma Educação de Qualidade, que foi realizada pela coordenadora da SME Márcia Beckmann.

00aaamed 2

P.M.Sarandi – Joel De Brito

DiárioRS

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre às notícias da região.


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

  • Eficaz
  • Confecções Helenice
  • Estação Fitness
  • Drago Restaurante e Pizzaria
  • Revista Spelho
  • SCT Construtora e Incorporadora LTDA