Chini Centro Auditivo
Cresol Sarandi
Cesurg Sarandi
Grossi Combustiveis
  • Cresol Sarandi
  • Chini Centro Auditivo
  • Cesurg Sarandi
  • Grossi Combustiveis
  • Rembecker Estruturas Metálicas
  • X & Cia
  • VS Gráfica Expressa
  • Fornari Advogados Associados
  • Taura Auto Peças
  • Dec´s
  • Master Informática
  • Farmácia Nossa Senhora de Fátima
  • Gostinho Della
  • Barbearia 84
  • Clínica Estética Vitallitá
  • Laboratório Sarandi
  • Drággon Artigos Esportivos
  • PróVida
  • Teloken Engenharia LTDA
  • Casarotto Imóveis
  • Signomar Comércio de Bebidas
  • Milani Corretora de Seguros
  • Consórcio Sarandi
  • Cotrisal

Saúde e beleza das unhas – Por Elissandra Cristina dos Santos

0000aaunhas porcelana 3Ter unhas fortes e bonitas é uma das preocupações de beleza mais frequentes entre as mulheres. Mas dependendo de como estão as unhas podemos identificar alguns problemas de saúde

O exame clínico do aparelho ungueal poderá fornecer elementos para o diagnóstico tanto de doenças dermatológicas como doenças sistêmicas e ainda, referentes à escassez de algum nutriente como cálcio, ferro,zinco, cobre, cisteína, colesterol, vitamina A e E, e água que conferem à unha a capacidade de dureza e maleabilidade.

Na avaliação das unhas é importante perguntar ao paciente e o profissional mesmo verificar o tipo de unha como fracas, fortes, quebradiças, esfoliadas e ainda verificar manchas, desnível, forma irregular ou coloração alterada. A presença de fungos tanto nas unhas dos pés como das mãos também pode ser verificado (se existente) nesse exame.

O uso de esmaltes e sua retirada com acetona com frequência também podem alterar as unhas principalmente a coloração das mesmas. Deixar muito tempo as unhas úmidas também acarreta problemas e não ter uma alimentação de qualidade e variada em quantidade suficiente pra você também comprometem a saúde e beleza das unhas.

A flexibilidade da unha é dada pela grande quantidade de fosfolipídeos e de água presentes em sua composição. É rica em cálcio, encontrado sob a forma de fosfato em cristais de hidroxiapatita. Estão presentes ainda cobre, manganês, zinco e ferro.

A dureza da unha ocorre pela alta quantidade de matriz protéica com alto teor de enxofre, que contrasta com a queratina suave da epiderme e não pela presença do cálcio.

Algumas alterações encontradas na literatura e descritos por podólogos e as causas. Podem verificar que em vários casos a nutrição tem relação:

As unhas frágeis e quebradiças encontram-se fatores como uma alimentação deficitária, o uso excessivo de produtos químicos, ou mesmo problemas de saúde.

Unhas esbranquiçadas ou com manchas brancas podem acusar anemia, carência de zinco e proteínas dermatite de contato (alergias a esmaltes, sabão, detergente) psoríase, micose, insuficiência renal.

Síndrome das unhas amareladas: unhas amareladas podem ser resultado de um problema respiratório, como bronquite crônica, ou devido a um inchaço das mãos. Essa síndrome causa um aumento da espessura das unhas as vezes também. É frequente em fumantes, também indicam uso de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno (vitamina A, encontrada em cenoura, beterraba e etc.) diabetes, micoses e males do fígado.

Unhas rachadas, secas e quebradicas. Se isso acontece freqüentemente pode estar ligado a doenças da tireóide.

Ondulação (forma de colher geralmente) que no caso das mulheres ficam aparentes mesmo com duas camadas de esmalte: geralmente indicam traumas (a espátula de empurrar cutícula é usada com força) e ainda anemia e doenças cardíacas ou pulmonares.

Fracas, secas, quebradiças, com tendência a descamação – falta de cálcio, zinco e vitamina A, B e E, nutrientes que constituem a unha, anemia, hipotireoidismo.

Metade branca, metade avermelhada: problemas renais.

Pitting: pequenas depressões nas unhas, comuns em pessoas com psoríases. Também está associada a doenças como dermatite crônica e Alopecia Areata, caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo.

Deformação: ocorre quando a ponta dos dedos aumenta de tamanho e as unhas se curvam, crescendo em direção à ponta do dedo. Isso é resultado de falta de oxigênio no sangue e pode ser sinal de uma doença no pulmão. Também é associada a doenças inflamatórias do intestino e doenças do fígado.

Arroxeadas – micoses, tumores, uso de remédios coagulantes, males cardíacos, lupos eritematoso.

Faixas negras – disfunções hormonais, micoses, tumores na matriz ungueal, câncer de pele (melanoma).

Coiloníquia: unhas afetadas são moles e são curvadas para fora. A depressão é normalmente é grande suficiente para conter uma gota de líquido. Podem ser sinal de deficiência de ferro.

Unhas de Terry: as unhas ficam com aparência opaca, mas com a ponta escura. Às vezes, isso pode ser atribuído à idade. Contudo, em outros casos, pode ser sinal de doenças sérias como diabetes, doença do fígado, desnutrição e insuficiência cardíaca.

Linhas de Beau: são depressões lineares nas unhas das mãos que ocorrem na transversal. Elas podem aparecer quando o crescimento da unha é interrompido devido a doenças, como:

- Diabetes;

- Doenças Circulatórias;

- Doenças associadas à febre alta, pneumonia e sarampo;

- Má nutrição;

Descolamento das Unhas: a Onicólise caracteriza-se por um descolamento da unha de seu leito. Esse problema pode estar relacionado a:

- Infecção;

- Doença da Tireóide;

- Reações a remédios;

- reação a produtos endurecedores de unha ou unhas de acrílico;

- Psoríases;

Mas você pode fortalecer as suas unhas, PROCURANDO UM DERMATOLOGISTA OU PODÓLOGO, através da adoção de alguns hábitos e TENDO uma boa alimentação.

Hidrate as Unhas. Para manter o nível de hidratação, é importante que utilizar um hidratante de mãos e unhas, de preferência várias vezes ao dia. Uma boa dica é utilizar um creme específico ou óleo de amêndoas doces, massajando as unhas, especialmente em torno das cutículas. Além disso o consumo diário de água pura  de um adulto deve em torno de 2 litros de água.

Cuide da Alimentação.  Uma alimentação rica em vitaminas A, C e E, bem como em sais minerais como zinco, ferro e cálcio, fará toda a diferença na saúde das suas unhas. Se alimentando de forma saudável e balanceada, as suas unhas irão ficar visivelmente mais fortes e bonitas.

O selênio mantém a integridade das unhas. Quando ele está com suas reservas baixas as unhas ficam frágeis e sujeitas a fungos. Porém o excesso de selênio pode causar deformações. O selênio está presente em alimentos como castanha do pará, arroz integral, camarão e outros frutos do mar.

O silício é apontado em algumas pesquisas como estimulador do crescimento de unhas e cabelos, e quando esses estão muito comprometidos e os exames de sangue apontares deficiência de silício deve haver suplementação podendo ser ingerido via oral ou ter aplicação endovenosa. Suas principais fontes alimentares são a aveia, milho, arroz, cevada e trigo. Ou seja a maioria das melhores fontes de silício são alimentos que contém glúten por isso que muitos celíacos, intolerantes ou alérgicos ao glúten possuem unhas com crescimento mais lento que o normal.

 Biotina é muito importante para as unhas pois sua falta causa fragilidade das unhas, sendo a biotina muito utilizada no tratamento da síndrome das unhas frágeis. O levedo de cerveja é um dos alimentos mais ricos em biotina que se tem notícias, além do fígado de galinha, fígado bovino, gema de ovo, couve flor e espinafre. Já as frutas e carnes são fontes pobres dessa vitamina.

O colágeno também é importante para a saúde das unhas. Pode ser consumido, no mínimo 10 gramas ao dia, através de balas de colágeno, sucos de gelatina, colágeno em pó ou em cápsulas sempre associado com a vitamina C.

Use Produtos Fortalecedores que contenham na fórmula nutrientes que realmente são necessários para as unhas (citados anteriormente)

Elissandra Cristina dos Santos00a0a0a0med

CRN6460

Nutricionista e Personal Diet. Consultoria e assessora em Nutrição

www.elissandranutri.com.br 

(55 )9655-9960

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

  • Confecções Helenice
  • Estação Fitness
  • Revista Spelho
  • SCT Construtora e Incorporadora LTDA
  • Eficaz
  • Drago Restaurante e Pizzaria