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Eu No Diário - Essa tal de TPM. Por Suelen Signori

aamulher-comendoNão é de hoje que a tensão pré-menstrual assombra a vida das mulheres. Ela ocorre, principalmente, em função de uma oscilação hormonal que acomete as mulheres nesse período do ciclo.

Da vontade de devorar tudo, você fica ansiosa, indignada coma vida e com todo mundo, chora por qualquer motivo, seu humor é inconstante, você se sente mal , fica inchada, cansada, só tem vontade de ficar sozinha, de dormir, enfim, esse negócio de ser mulher não é fácil!

Você já deve ter notado que esses sintomas não ocorrem de forma igual em todas as mulheres, eles variam em intensidade e variedade conforme o estilo de vida de cada uma, sendo que é diferenciado, muitas vezes em cada ciclo menstrual.

  E isso pode ser explicado, pela alimentação. Esse desejo incontrolável de comer guloseimas é em função da diminuição dos mediadores de serotonina (hormônio do bem estar) nesse período do ciclo. O consumo de alimentos ricos em  carboidratos aumenta a produção de uma enzima  que promove a síntese de triptofano (precursor da serotonina). O aumento da síntese de serotonina melhora os sintomas da TPM. Logo, o desejo por esses alimentos seria uma forma inconsciente de amenizar os sintomas da tensão pré- menstrual aumentando os níveis de  serotonina e resgatando o equilíbrio,  como uma forma de alívio.

Mas já diz o ditado: Melhor prevenir do que remediar. E nesse caso, o remédio não é assim tão bom já que no final, na maioria das vezes, o que resta são quilos a mais.

Por isso uma alimentação equilibrada deve acompanhar a vida das pessoas sempre e as mulheres que sofrem com a TPM, podem ter os sintomas desta amenizados através das seguintes dicas:

$   - Consuma alimentos ricos em Triptofano, eles melhoram o humor e ajudam a controlar o apetite.  Aveia, leite e derivados (prefira as formas desnatadas), grão de bico, milho, pipoca, banana e sementes de abóbora e girassol - são algumas fontes deste aminoácido;

      - Outras fontes de chamados alimentos do bom humor são : brócolis, sementes oleaginosas, linhaça, laranja, maracujá, ovos e espinafre- esses alimentos contém vitaminas  e minerais que, assim como o triptofano, auxiliam na síntese de serotonina.

$   - Além disso a redução no consumo de sal e alimentos ricos em sódio como enlatados, embutidos (salame, presunto, calabresa, salsicha), temperos prontos, caldos de galinha ajudam a diminuir a retenção de liquidos e, consequentemente a sensação de inchaço que incomoda a maioria das mulheres.

Vale ressaltar que as quantidades e a forma de consumo de cada alimento devem estar adequadas a cada organismo, para tanto é necessário buscar ajuda de um nutricionista.

Por Suelen Signori, acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria.

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