menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Emater/RS-Ascar promove Seminário Regional de Jovens Rurais durante Expofred

Frederico Westphalen - Emater/RS-Ascar promove Seminário Regional de Jovens Rurais durante Expofred

Data de publicação: 27 de maio de 2016
Hora: 09:12h



 


Para dar sequência às ações realizadas com os jovens do meio rural a Emater/RS-Ascar promoveu a segunda edição do Seminário Regional de Jovens Rurais. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (25/05), junto à programação da Expofred 2016, Feira Multissetorial de Frederico Westphalen. Mais de 600 jovens de toda a região participaram do Seminário, na Ecco Eventos, realizado com o apoio da Comissão Organizadora da Feira.


Os jovens da Orquestra de Violão de Trindade do Sul, grupo coordenado pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Secretaria da Educação de Trindade do Sul, abriram o evento animando os participantes. O governador, José Ivo Sartori, participou do Seminário. Em seu pronunciamento, reconheceu a importância do evento e das ações realizadas pela Emater/RS-Ascar com o público rural.


“Realizar ações com os jovens é construir o futuro. Esse é o trabalho realizado pela Emater/RS, há mais de 60 anos, levando assistência técnica às famílias do campo, promovendo ações para o bem-estar e qualidade de vida no meio rural. Reconhecemos o trabalho que a Emater/RS fez até hoje, valorizamos o que foi feito e precisamos que continue sendo feito. Para ajudar o nosso interior, o nosso meio rural a continuar produzindo cada vez mais e melhor”, declarou Sartori.


O Seminário contou também com a participação do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, do prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, da presidente da Expofred, Simonia Gonçalvez Oliveira, e demais autoridades. Na sequência da programação, o engenheiro agrônomo e gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcelo Brandoli, falou sobre sucessão apresentando a experiência do município de Westfália, que tem em mais de 65% das propriedades a sucessão dos jovens. Crédito rural, trabalho dos agricultores e assistência técnica qualificada são alguns dos fatores que resultam no alto índice de jovens no meio rural.


Para apresentar diferentes formas de incentivo ao jovem, o Sicredi participou do Seminário apresentando o Programa Jovem Líder, que tem o objetivo de estimular a liderança entre os jovens.


Experiências de sucessão familiar no meio rural


No Seminário três histórias de sucessão familiar no campo rural foram apresentadas, mostrando que o meio rural é uma boa oportunidade para geração de renda e para viver com qualidade de vida. A primeira experiência apresentada foi a do jovem Cassiano de Pellegrin, de Frederico Westphalen, que assumiu a atividade leiteira e está investindo no estudo e na propriedade para permanecer no meio rural.


“Sempre tive incentivo da mãe, que me incentivava a estudar e, como jovem, fazer a diferença na propriedade. Então, fui em busca de políticas públicas e da assistência da Emater/RS”, contou o jovem. Com pouca qualidade na produção e estrutura precária para ordenha, o jovem Cassiano, com o auxílio da Emater/RS-Ascar, acessou políticas públicas que o permitiram investir na atividade leiteira. Com nova sala de ordenha, melhoramento da pastagem, investimento em irrigação e melhoria na qualidade do leite, o jovem tem certeza que o lugar dele é na propriedade. “Eu tenho maior orgulho de morar no meio rural, porque lá eu posso estudar, trabalhar e dar continuidade à propriedade”, enfatizou. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mateus Stefanello, falou do trabalho de assistência realizado pela Instituição.


O grupo de jovens Atuação, de Rondinha, contaram um pouco da sua experiência, junto com extensionista social da Emater/RS-Ascar do município, Ana Paula Vargas Lopes. Eles contaram como surgiu a iniciativa de formar o grupo e começar a trabalhar com os jovens das comunidades. A ideia partiu dos próprios jovens que, ao procurarem a Emater/RS-Ascar, encontraram o apoio que precisavam para seguir com as propostas do grupo. Os jovens do grupo Atuação desenvolvem projetos em Rondinha de incentivo à sucessão familiar, através do envolvimento do jovem do campo. Com estudo e qualificação, eles acreditam que é possível viver com renda e qualidade de vida no meio rural.


A última experiência apresentada é de Sagrada Família, do jovem Cristiano Bündchen, que através da diversificação de atividades fez do meio rural seu projeto de vida. O jovem, acompanhado do engenheiro agrônomo e da extensionista social da Emater/RS-Ascar, Fabiano Cassol e Camila Peruzo, contou que a geração de renda através da diversificação de atividades foi um dos motivos que o fez permanecer no campo.


A família Bündchen trabalha com leite, olericultura, fruticultura, piscicultura e grãos. Assumindo a responsabilidade frente à atividade leiteira o jovem Cristiano está apostando em alguns investimentos para desenvolver melhor a atividade. O acesso a políticas públicas possibilitou a aquisição de novos equipamentos, ordenhadeira, resfriador, entre outros, além de possibilitar a construção de uma sala de ordenha com estrutura adequada. A construção da casa também faz parte dos planos do jovem agricultor que já possui uma área de terra própria.


“Eu sempre gostei de morar no interior, ali cresci e é no interior que quero ficar. Dá dinheiro, só saber investir”, afirmou o jovem. Ao acreditar no potencial do jovem e deixá-lo à frente da atividade leiteira, a família Bündchen garantiu a permanência de Cristiano no meio rural.


Após o relato das experiências, o presidente da Emater/RS-Ascar, Clair kuhn, falou sobre a permanência do jovem no meio rural, enfatizando as perspectivas e possibilidades da sucessão. Segundo ele, a geração de renda, o investimento em tecnologia e o bem-estar são fatores fundamentais que contribuem para a permanência do jovem no campo.


A proposta da Emater/RS-Ascar ao promover o Seminário Regional de Jovens Rurais é estimular o debate a cerca do tema sucessão, entre os jovens e seus familiares. A primeira edição do Seminário foi realizada em agosto de 2014, no município de Rodeio Bonito.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen


Jornalista Marcela Buzatto


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





expofredi jovens 27 05 16 expofredi jovens 27 05 16
expofredi jovens 27 05 16
rodape diario novo 05 12 15



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.