menu
Notícias / Cultura

A Palavra e a Canção transformando vidas com Padre Ezequiel Dal Pozzo

A Palavra e a Canção transformando vidas com Padre Ezequiel Dal Pozzo

Data de publicação: 20 de setembro de 2016
Hora: 10:41h



 


Com 5 CDS e 1 DVD gravados, sacerdote gaúcho roda o Brasil evangelizando através da música, mas sem deixar de lado o trabalho pastoral. 


Ezequiel Dal Pozzo nasceu no dia 13 de maio de 1979, em Paraí, pequeno município de pouco mais de 7 mil habitantes localizado na Serra do Rio Grande do Sul. Descendente de imigrantes italianos, é filho de João Batista Dal Pozzo e Maria Helena Rosin Dal Pozzo, sendo o mais novo dos irmãos Edson, Ediana e Edilvane. Depois de trabalhar como marceneiro na adolescência, ingressou no seminário aos 17 anos. Concluiu a graduação em Filosofia e Teologia e foi ordenado em 17 de fevereiro de 2007.            Atualmente, é mestrando em Teologia pela PUC-RS


Sacerdote do clero secular da Diocese de Caxias do Sul (RS), atuou na paróquia Santa Fé, em Caxias, e no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Desde 2014, reside no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias, e se encontra liberado pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni para evangelizar através da música. Atualmente com 37 anos, padre Ezequiel lidera a Associação Despertai para o Amor, que nutre o lema: A Palavra e a canção transformando vidas. Sua evangelização adquiriu uma dimensão tão expressiva que recebeu o título de Cidadão Caxiense pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em 2014.  


Cantor e compositor, Padre Ezequiel já lançou 5 CDs e 1 DVD, contabilizando mais de 100 mil cópias vendidas. O primeiro álbum surgiu em 2009, intitulado “Deus é amor”. Embora sendo uma obra independente, surpreendeu pela aceitação, ultrapassando os 30.000 CDs vendidos. No ano de 2010, selecionou 13 canções para produzir mais um trabalho, intitulado “Fica conosco”, produzido nos estúdios da ACIT. O ano de 2012 foi especial pela gravação do primeiro DVD, “Cuidar da Família”, lançado na primeira metade de 2013, e do novo trabalho chamado “Levanta teu olhar”, pela SDR Produções. Em 2014, veio o álbum “Ave-Maria da ternura e do cuidado”, contendo a história narrada e cantada de Nossa Senhora de Caravaggio. O mais recente trabalho ocorreu em 2015 com o quinto CD, denominado “Quando te encontrei”. É o mais expressivo em território nacional, pois foi lançado pela Paulinas-Comep, estando disponível nas 33 lojas da rede em todo o Brasil.       


Para o Padre Ezequiel a música tem o poder de formar o espírito. Por isso, procura utilizá-la como instrumento a serviço da Palavra. Valorizando o conteúdo da letra e a beleza da melodia, suas canções podem contribuir para que as pessoas encontrem o verdadeiro sentido da vida e sejam portadoras de paz. “Todos nós precisamos nos doar aos outros, para que a sociedade demonstre mais claramente os traços humanos e fraternos. Com a música, unida a mensagem, procuro anunciar a Palavra de Deus, que é sempre uma boa notícia para todos. E a Palavra é o próprio Cristo, que dá sentido a vida e é a verdade que salva e liberta”, enfatiza o padre.


O religioso percorre o Brasil com shows musicais, palestras, missas e pregações, difundindo a ideia de que Deus é amor e está continuamente presente em nossos dias. Em Caxias do Sul, celebra duas missas semanais com transmissão ao vivo por rádio e Internet, comunicação multimídia, pregação catequética, novena a Nossa Senhora Desatadora dos Nós e benção do Santíssimo. São cerca de 1.000 pessoas presentes em cada celebração.       


Padre Ezequiel também apresenta o programa Despertai para o Amor na TV. Com duração de 1 hora, é exibido semanalmente na TV Evangelizar e na TV Nazaré. No rádio, o padre também possui uma mensagem diária em 120 emissoras de 17 estados brasileiros e até em Bogotá, capital da Colômbia. Além disso, é editor da Revista Despertai para o Amor, que circula trimestralmente. Em setembro de 2016, lançou seu primeiro livro "Beber na fonte do amor: como a misericórdia humaniza e traz verdadeira alegria", pela Edições Loyola.         


Há ainda a evangelização na Internet. Em sua página no Facebook, seguida por mais de 120 mil internautas, são vídeos diários com a Bíblia comentada e refletida com o intuito de traduzir o Antigo Testamento para uma linguagem atual, além de mensagens de fé e novenas online.



Eu acredito na força da Palavra!


É uma honra poder falar com vocês, a partir de hoje, neste jornal. Eu acredito muito na força da palavra. Acredito na comunicação.           
O que mesmo faz o ser humano feliz? Uma pessoa pode ter aparentemente tudo, mas terá pouca alegria se não for atingida pela palavra. É a palavra que constrói o ser humano e nos faz compreender o que somos. É através dela que, desde cedo, aprendemos o que é certo e errado, o que devíamos seguir ou não para sermos felizes. Somos resultado da palavra desde o ventre materno. Acolhemos as manifestações de amor ou agressividade de nossos pais desde o princípio. Na escola, nos relacionamentos, com amigos, na empresa, a construção da vida passa pela mediação da palavra.


        


E as atitudes? Não somos formados também pelas atitudes que presenciamos e pelas nossas próprias atitudes? As atitudes expressam um jeito de compreender a vida. As atitudes também são comunicação. Elas expressam o que somos. E o que somos é o resultado das muitas palavras que ouvimos, atitudes que presenciamos, experiências que nos tocaram e foram nos formando. Ainda, o que somos é resultado daquilo que nós mesmos fizemos por nós e daquilo que outros fizeram por nós. Por isso, a palavra que ouvimos e as atitudes que presenciamos formam o nosso jeito de compreender a vida e de viver a vida.


 


Normalmente, a pessoa não vive uma vida diferente daquilo que aprendeu. Alguém pode até dizer: “mas eu ensinei diferente para esse meu filho”. Mas o que garante que aquilo que você quis ensinar ele, de fato, aprendeu? Vai perceber somente observando a vida que ele vive. Por isso, dá para dizer que a vida se constrói pela mediação da palavra. E mais, a vida feliz acontece pela força da palavra boa que eu recebo. Não há sentido para a vida sem o alimento da boa comunicação. Não basta falar a verdade. É preciso buscar a verdade daquilo que o ser humano é. E aqui não há respostas prontas e acabadas. Precisamos estar sempre na busca para compreender melhor o mundo e o ser humano. E nessa busca compreenderemos também o sentido de Deus para a vida. Isso passa por aquilo que ouvimos, falamos e lemos. Passa pelas múltiplas experiências diárias.


 


Além da pergunta sobre a felicidade, posso me perguntar: que palavras eu tenho ouvido ou gosto de ouvir? Que palavras tenho falado? O que leio? Não tenho dúvida que as respostas a essas perguntas estão relacionadas com o sentido da minha vida. Eu gosto de escutar as pessoas porque ali compreendo o que se passa no coração humano. Posso conhecer a pessoa pelas atitudes, mas a compreenderei de verdade quando a escutar. E que escuta preciso fazer? A escuta e a compreensão da palavra do outro não é coisa simples. Muitas vezes as pessoas analisam o que escutam do outro a partir de compreensões superficiais. Para compreender o outro e acolhe-lo, preciso entender o que é o ser humano. Isso aprenderei com a vida, mas não só. Aprendo com a escuta atenta, com a palestra, com o interesse pelas experiências dos outros, com um bom livro, com músicas boas, com mestres que ajudam a compreender a vida e encontrar o seu sentido profundo. Aprendo com experiências de vitórias e de perdas partilhadas e escutadas. Aprendo quando sei escutar a palavra. Quem não escuta a palavra vive uma vida superficial e sem sabor. É como a flor que era para ser bonita, mas murchou por falta de água.


A vida passa, portanto, pela mediação da palavra. Não há outra forma. Tenho escutado pessoas que se isolaram do mundo e dos outros. Foram secando interiormente. A fonte da felicidade secou. Estão tristes e sem rumo. Por isso, o que eu desejo para você hoje: “Seja ouvinte da boa palavra. Dela sempre brotará um sentido novo para a vida”.



Contatos
Rodrigo Chernhak (coordenador de comunicação): (54) 9102.1649         
Sandro Pagnan (produtor): (48) 9134.9298 ou (48) 9651.9145       
Giovani Prass (representante comercial): (54) 9981.6510    
Padre Ezequiel Dal Pozzo: (54) 9139.9293     
Facebook.com/PadreEzequiel
E-mail:
[email protected]
Site:
www.padreezequiel.com.br


Por Rodrigo Chernhak - Coordenador de Comunicação - Associação Despertai para o Amor


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





padre padre



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.