menu
Notícias / Estado

Chega a 41 o número de surtos de coronavírus em indústrias e locais fechados no RS, aponta boletim

Chega a 41 o número de surtos de coronavírus em indústrias e locais fechados no RS, aponta boletim

Data de publicação: 21 de maio de 2020
Hora: 14:15h



 


Levantamento semanal do Centro Estadual de Vigilância em Saúde aponta 30 focos entre indústrias e frigoríficos e 11 em locais fechados, como asilos e penitenciárias.


O Rio Grande do Sul tem 41 surtos de Covid-19 associados a locais fechados, segundo boletim publicado nesta quarta-feira (20) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), órgão da Secretaria Estadual de Saúde. Os dados do boletim foram levantados até o dia 16 de maio.


Comparado ao último informe divulgado, na quarta-feira passada (13), são 11 casos a mais, quando eram 30 focos da doença em locais fechados.


Indústrias
Nas indústrias e frigoríficos foram notificados 30 surtos, totalizando 28.452 funcionários expostos. Destes, 2.781 apresentaram sintomas gripais. Segundo o levantamento foram 611 casos confirmados e duas mortes. Além de 10 óbitos secundários, ou seja, pessoas que tiveram contato domiciliar com casos positivos de coronavírus desse local.


É o caso de Venâncio Aires, por exemplo, em que um casal morreu com três dias de diferença, no fim do mês passado. O homem, de 58 anos, trabalhava em um frigorífico de Lajeado, e acabou transmitindo a doença para a esposa, de 54 anos.


Dos 18 frigoríficos, três foram interditados totalmente, em Garibaldi, Lajeado e Passo Fundo.


Este último, da JBS, foi autorizado pelo Tribunal Superior do Trabalho a retomar as atividades nesta quarta (20). Para reabrir, a JBS precisou realizar uma série de mudanças como higienização constante e distanciamento entre os trabalhadores.


   


Foram registrados 30 surtos de coronavírus em frigoríficos e indústrias do RS — Foto: Reprodução/CEVS 


 


Situação nos asilos
De acordo com o boletim, instituições de longa permanência para idosos, como asilos e clínicas geriátricas, somam nove registros. Também há uma penitenciária de Caxias do Sul e uma fundação sócio-educativa de Porto Alegre com surtos identificados. Nestes locais, foram expostas 475 pessoas, das quais 141 testaram positivo para coronavírus.


Onze idosos residentes de asilos morreram. Destes óbitos, dois foram de residentes de uma instituição de Farroupilha, na Serra. Uma mulher de 92 anos e um homem de 90.


Foram apontadas também duas mortes secundárias, de pessoas que tiveram contato com contaminados pelos surtos.


Em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, duas idosas estão isoladas após testarem positivo para o vírus no Lar de Idosos Paz e Amor. Uma tem 81 anos e a outra, 85. Elas fizeram o teste após descobrirem que uma terceira idosa, que estava morando há duas semanas no local, estava com a doença.


O alerta foi da Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul, que avisou que a ex-cuidadora desta idosa estava com coronavírus. Então, agentes da Secretaria de Saúde de Esteio testaram todos os idosos e funcionários do local. Além das duas idosas, uma funcionária também testou positivo.


"Destes 29 funcionários, um deu positivo. E como essa funcionária tinha contato com todos os moradores, nós testamos os 44 residentes do lar. Destes, dois deram positivo para coronavírus", afirma a assessora de vigilância epidemiológica de Esteio, Viviane Antich.


"A população [dos asilos] 99% é Alzheimer. Eles não tem esse sentido de entender o que está acontecendo. Às vezes é tão difícil fazerem eles usarem a máscara. Tem que usar a máscara no ambiente social", aponta a enfermeira do lar, Joana D Arc Lucas.


Para tentar conter o avanço do vírus nos locais, a Secretaria Estadual de Saúde, através de uma portaria, definiu regras para o enfrentamento do coronavírus nos lares de idosos.


Além das medidas impostas, a Secretaria Estadual Saúde monitora os casos registrados nos mais de 800 asilos do estado.


Veja a lista abaixo: 


 


Registro de surtos em locais fechados do RS — Foto: Reprodução/CEVS


 


Fonte: G1 RS e RBS TV/ Foto: Pixabay





frigorificos frigorificos
frigorificos
locais fechados



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.