menu
Notícias / Geral

Palmeira das Missões - Palmeira das Missões - Semana Farroupilha inicia nesta quarta

Palmeira das Missões - Semana Farroupilha inicia nesta quarta

Data de publicação: 9 de setembro de 2013
Hora: 09:42h




Com o tema ‘O Rio Grande do Sul no imaginário social’, inicia nesta quarta-feira (11) a programação da Semana Farroupilha em Palmeira das Missões. O evento é organizado pela prefeitura municipal, através da secretaria de Cultura e Turismo, pela 17ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (RT-MTG) e pelo 39° Batalhão de Polícia Militar (BPM).


A Chama Crioula chegou na cidade no dia 18 de agosto, vinda da cidade de General Câmara, no Distrito de Santo Amaro do Sul, sede oficial do seu acendimento, e está sendo guardada no quartel do 39° BPM até a abertura oficial do evento.


Todas as tardes será feita a transferência da Chama Crioula por autoridades, cavalarianos e comunidade, seguindo a sequência das Rondas. Em seguida, é realizado o arriamento dos Pavilhões na sede da respectiva Ronda da noite e o início das atividades artístico-culturais. Nas manhãs seguintes, o hasteamento dos Pavilhões também ocorrerá no local onde aconteceu a Ronda da noite anterior.


Acompanhe a programação das Rondas:


Quarta-feira, 11


16h30min – Transferência da Chama do 39° BPM para o Parque de Exposições;


18h – Arriamento dos Pavilhões no Parque de Exposições e início da Ronda;


Quinta-feira, 12


8h – Hasteamento dos Pavilhões no Parque de Exposições;


17h – Transferência da Chama do Parque de Exposições para o 35 CTG;


18h – Arriamento dos Pavilhões no 35 CTG e início da Ronda;


Sexta-feira, 13


8h – Hasteamento dos Pavilhões no 35 CTG;


17 – Transferência da Chama do 35 CTG para o CTG Galpão da Boa Vontade;


18h – Arriamento dos Pavilhões no CTG Galpão da Boa Vontade início da Ronda;


Sábado,14


8h – Hasteamento dos Pavilhões no CTG Galpão da Boa Vontade;


16h30min – Transferência da Chama do CTG Galpão da Boa Vontade para o CTG Miguel Rocha Sampaio;


18h – Arriamento dos Pavilhões no CTG Miguel Rocha Sampaio e início da Ronda;


Domingo,15


8h – Hasteamento dos Pavilhões no CTG Miguel Rocha Sampaio;


16h – Transferência da Chama do CTG Miguel Rocha Sampaio para o CTG Filigêncio Martins de Mello;


18h – Arriamento dos Pavilhões no CTG Filigêncio Martins de Mello e início da Ronda;


Segunda-feira, 16


8h – Hasteamento dos Pavilhões no CTG Filigêncio Martins de Mello;


17h – Transferência da Chama do CTG Filigêncio Martins de Mello para o Piquete Rincão do Provisório, na sede do CTG Sinuelo da Querência;


18h – Arriamento dos Pavilhões no CTG Sinuelo da Querência, a cargo do Piquete Rincão do Provisório e início da Ronda. Durante a atividade haverá show com Jorge Freites.


Terça-feira, 17


8h – Hasteamento dos Pavilhões no CTG Sinuelo;


17h – Transferência da Chama do CTG Sinuelo da Querência, a cargo do Piquete Rincão do Provisório para a sede do 17° DOP-Daer;


18h – Arriamento dos Pavilhões na sede do 17° DOP-Daer e início da Ronda;


Quarta-feira, 18


8h – Hasteamento dos Pavilhões na sede do 17° DOP-Daer;


17h – Transferência da Chama da sede do 17° DOP-Daer para o CTG Sinuelo da Querência;


18h – Arriamento dos Pavilhões na sede do CTG do Sinuelo da Querência e início da Ronda;


Semana homenageia Getúlio Nascimento Batista


No sábado (19), às 20h, acontece a Sessão Solene na Câmara de Vereadores em homenagem a Getúlio Nascimento Batista. O palmeirense nasceu em 8 de dezembro de 1939, e é filho de Dorvalina Batista. Até os sete anos de idade morou com a mãe e mais oito irmãos no Bairro Seis de Maio e sempre ajudava a família com as despesas da casa trabalhando como engraxate de sapatos.


O tempo passou e um dia o destino fez com que Getúlio encontrasse o casal Miguel Rocha Sampaio e Celina Beck Sampaio, que residiam na Fazenda Sampaio. A partir de então, Getúlio passou a morar com o casal, iniciando uma nova vida. De engraxate passou a aprender as lidas campeiras como andar a cavalo, traçar laços e cordas, parar rodeios, entre outros, e ainda sobrava tempo para ajudar nas lidas da casa.


O gosto pela tradição começou a surgir e então Getúlio passou a participar de rodeios e com o tempo tornou-se um grande campeão. Casou-se em de abril de 1969 com Eloisa Vieira, que também morava com seus pais na Fazenda e desta união teve suas três filhas, Eliane, Elaine e Ana.


Hoje, com 73 anos de idade, tem seis netos, pai, avô amoroso e dedicado, seu estilo humilde e seu modo de tratar as pessoas com respeito, dignidade e educação lhe trouxe um grande legado de amigos.


 


Desfile terá show de encerramento com João Quintana


As festividades do dia 20 de setembro, sexta-feira, começam às 8h com a solenidade de arriamento dos Pavilhões na sede do CTG Sinuelo da Querência. Às 9h está marcado para iniciar o Desfile comemorativo à data magma do Estado, na Praça Paulo Ardenghi, com a participação do homenageado Getúlio Nascimento Batista, Pavilhões, componentes da 17ª RT, cavalarianos da Brigada Militar, entidades tradicionalistas e órgãos de segurança. Eles percorrerão a Avenida Independência onde ingressarão na Rua República, integrando-se as suas respectivas entidades, para fazer o Desfile Temático na Rua Major Novais.


O desfile possui como ordem a mesma das Rondas, com o encerramento pelo Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos. Após o fim do desfile haverá show com João Quintana Vieira, na Praça Nassib Nassf. O encerramento da Semana Farroupilha ocorrerá às 18h com o arriamento dos Pavilhões na sede do CTG Sinuelo da Querência.



Por Priscila Devens

DiárioRS

CLIQUE AQUIcurta a Fan Page do site e fique por dentro das notícias da região.





0012farroupilha 0012farroupilha



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.