menu
Notícias / Estado

Mais de 50 pessoas estão ilhadas em Muçum, no Vale do Taquari



Data de publicação: 5 de setembro de 2023
Hora: 06:45h
Créditos: Vitória Fagundes
Fotos: Redes Sociais / Reprodução / CP
Fonte: Correio do Povo



O município de Muçum, no Vale do Taquari, enfrenta problemas graves por conta das chuvas. De acordo com informações dos moradores da região, a cidade está sem energia elétrica, água, telefonia e enfrenta problemas com as inundações causadas pelas cheias do rio Taquari. De acordo com o vice-prefeito, Amarildo Baldasso, o cenário é de pavor. Cerca de 50 famílias estão ilhadas nos telhados das casas. O quadro descrito pelos moradores é de calamidade devido ao aumento repentino do nível da água em seus rios e barragens.

Nesta segunda-feira (04), a Defesa Civil informou em uma coletiva de imprensa que o Vale do Taquari foi uma das regiões mais atingidas do Estado. O Subchefe da Casa Militar, Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, destaca que a instituição está monitorando a situação de Muçum, e das demais regiões como Santa Tereza, que estão sendo afetadas pelas chuvas. “Estamos monitorando e encaminhando para o Corpo de Bombeiros para que essas pessoas possam ser resgatadas o mais breve possível”, destaca.

A MetSul avisa que as chuvas na região são extremamente preocupantes para as cidades. "Os volumes subiram nas nascentes da Serra do Sistema Taquari-Antas com volumes de 200 mm a 300 mm e ainda choveu muito ao longo da bacia. A água subiu muito rapidamente e se elevou em curto período. “Moradores que estão em áreas de risco devem buscar terreno mais alto a fim de evitar a repetição de situações de emergência como a de julho 2020”, destaca.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.